quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Profissionais com diploma estrangeiro chegam nos estados em que vão atuar pelo Mais Médicos




Médicos passaram por período de três semanas de avaliação em universidades públicas



da redação do Jornal da Saúde
com informações do Blog da Saúde

Após três semanas de avaliação em universidades públicas, os médicos brasileiros e estrangeiros com diplomas emitidos no exterior e que foram selecionados pelo programa Mais Médicos já estão nos estados onde vão atuar.

Os profissionais com diploma do exterior que vão atuar no programa Mais Médicos chegaram neste final de semana aos estados onde vão trabalhar. A partir desta segunda-feira (16), eles vão passar por uma semana de acolhimento. A ideia é que eles conheçam a estrutura dos serviços públicos de saúde de cada local e as características específicas da população que vão atender. Os médicos também vão ter visitas guiadas às Unidades Básicas de Saúde da capital do estado que escolheram para trabalhar. A partir do dia 22, cada profissional segue para o município onde vai atuar. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforça que o principal objetivo do programa Mais Médicos é mudar a realidade das regiões mais carentes do país.

“Construir uma unidade de saúde, equipá-la, e mantê-la reformada é uma ação que o município, inclusive, fica estimulado a fazer quando vir que nós conseguimos garantir um profissional médico para atender aquela população. E o médico lá, junto com os profissionais de saúde e a universidade que vai acompanhá-lo, também vai estimular a melhorar as condições de saúde daquele município. Sempre digo, o Mais Médicos é o primeiro passo de uma longa caminhada que nós temos que dar para fazer uma mudança profunda na realidade de saúde da nossa população”, afirmou o ministro.

No período de acolhimento, os profissionais inscritos no programa Mais Médicos vão receber informações sobre as características da população de cada estado, como hábitos de vida e doenças mais comuns. Também durante essa semana, os médicos estrangeiros vão conhecer os gestores locais, etapa essencial para promover uma melhor integração com o governo local.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons