sexta-feira, 27 de julho de 2012

Motociclistas de Maceió são conscientizados sobre prevenção de acidentes





                                                                    Em comemoração ao Dia Nacional do Motociclista e da Prevenção dos Acidentes deTrabalho, ambos celebrados nesta sexta-feira (27), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou a I Blitz Moto Amiga de Alagoas. A ação visou a conscientização dos motoristas e aconteceu em frente ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Na ocasião, foram aplicados questionários para detectar a prevalência de acidentes com usuários de motocicletas sofridos no percurso entre a residência e o trabalho e vice-versa. Segundo a diretora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Gardênia Santana, a ideia é traçar uma política de prevenção de incidentes com esse tipo de veículo.

“O que pretendemos é conscientizar esses motoristas para que eles fiquem atentos. Muitas vezes, achamos que algo do tipo não vai acontecer conosco, mas os índices são altos. O objetivo dessa blitz educativa é alertar quanto ao uso do EPI [Equipamento de Proteção Individual] e também levar ações de promoção da saúde até eles”, explicou a gestora.

Além da sensibilização, a comemoração pelos Dias do Motociclista e da Prevenção dos Acidentes de Trabalho contou ainda com atividades de prevenção, com a realização de exames de glicose e aferição de pressão arterial. Os motociclistas também receberam kits com panfletos, camisinhas e malhas para os braços, usadas para proteger contra os raios solares.

De acordo com Gardênia Santana, a iniciativa é necessária devido ao grande número de acidentes registrado em Alagoas. Pelos dados do Serviço de Arquivo Médico e Estatístico do Hospital Geral do Estado (HGE), nos dois primeiros meses deste ano, foram atendidos 655 motociclistas na unidade em decorrência de incidentes do tipo. Em 2011, foram 2.585 registros.

Ela ressalta que as estatísticas se repetem ao longo de todo o País. “Uma pesquisa do Ministério da Saúde já mostrou que, de 1998 a 2010, o índice de acidentes com motos subiu 500%. Essa é uma categoria que está em expansão e pretendemos chamar a atenção dos motoboys, moto táxis e moto fretes, já que são eles os mais suscetíveis”, disse.

O autônomo Luiz Carlos da Silva aprovou a realização da I Blitz Moto Amiga de Alagoas. “Todos os dias vejo motociclistas andando com pressa, cortando carros e causando inúmeros acidentes. Essa ação é muito boa para mostrar para eles que isso é perigoso, alertando e servindo para evitar mais acidentes”, expôs ele, que usa sua moto como instrumento de trabalho.

A atividade foi promovida por meio de uma parceria entre a Sesau, o Batalhão de Trânsito (BPTRAN), a Superintendência de Transporte e Trânsito de (SMTT) e a concessionária Honda.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons