quinta-feira, 26 de julho de 2012

Acidentes de trabalho: Amaral Carvalho atua na prevenção


                                                                      ARIANE URBANETTO NOTÍCIAS - SAÚDE



João estava tão agitado com seus afazeres e a entrega de um relatório no dia seguinte que passou sem perceber por uma placa que dizia “cuidado, piso molhado”. Escorregou, caiu e se machucou.

Não entregou o relatório no prazo e ainda ficou alguns dias tomando remédios e sentindo dores no corpo. Situações como essa são comuns no cotidiano de qualquer organização e caracterizam um acidente de trabalho. No exemplo, assim como nos casos reais, a desatenção foi um fator favorável à ocorrência do acidente que trouxe desconforto para o colaborador e para a empresa. 

De acordo com a Lei 8.213 (24/jul/1991), o acidente de trabalho ocorre pelo exercício de uma atividade para determinada empresa que pode provocar lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, perda ou redução da capacidade para o trabalho. Do ponto de vista prevencionista, os acidentes são provenientes de toda ocorrência não programada que interfere ou interrompe o processo normal de uma atividade.

Sesmt

As indústrias nacionais apresentam desenvolvimento tecnológico cada vez maior. É crescente também o número de pessoas afastadas do trabalho por acidentes ou doenças, ou seja, com novas tecnologias, atividades e condições de trabalho diferentes, surgem novas causas de afastamentos. Tais fatores demonstram a necessidade de manter um Serviço Especializado em Engenharia e Medicina do Trabalho (Sesmt) nas organizações. 

Previsto em legislação, o Sesmt é o setor responsável por controlar e disseminar as medidas para prevenção de acidentes de trabalho entre os colaboradores de uma organização. Conforme a Norma Regulamentadora 4.1 “as empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), manterão, obrigatoriamente, Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho.”

Além da obrigatoriedade, esse serviço é dimensionado de acordo com o grau de risco das atividades realizadas em uma organização, bem como o número de colaboradores da mesma. Na Fundação Amaral Carvalho, o Sesmt foi estruturado em 2003 e divide-se em duas áreas: Engenharia de Segurança do Trabalho (ST) e Medicina do Trabalho (MT). 

O engenheiro de Segurança do Trabalho, Waldir Seraphim da Silva, responsável pelo Sesmt – ST, explica que dentre os vários trabalhos desenvolvidos estão a implementação de técnicas de gerenciamento e controle de riscos, vistorias, avaliações e perícias dos ambientes de trabalho, emissão de pareceres e laudos técnicos, e treinamentos específicos relacionados à prevenção de acidentes de trabalho. 

Segundo o engenheiro, nem sempre os colaboradores e administradores da instituição visualizam os perigos e riscos existentes ou que possam vir a existir no ambiente de trabalho. “Isso gera muitos questionamentos com relação às orientações de ST. O trabalho do Sesmt na conscientização dos colaboradores sobre a necessidade de adoção de medidas pró-ativas no desenvolvimento de suas atividades — para proteção de sua saúde e de seus companheiros de trabalho, deu certo. Atualmente o setor se empenha para que a pró-atividade faça parte da rotina de trabalho da instituição.” 

Prevenção

No dia 27 de julho é celebrado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, instituído em 1972, pelo ministro Júlio Barata. A data evidencia a preocupação das instituições sobre a promoção e preservação da saúde dos trabalhadores.

Para Waldir, quem comemora esse dia preocupa-se com a dignidade da pessoa humana no local de trabalho. “Consequentemente, a comemoração significa muito mais que um dia festivo, mas um dia de reflexão. Esse dia mostra a necessidade da prevenção de acidentes de trabalho todos os dias”, diz.

Os acidentes de trabalho podem ser evitados na maioria das situações. É o que afirma o engenheiro de Segurança do Trabalho da FAC. Waldir e os demais integrantes do Sesmt sempre enfatizam a importância de seguir os procedimentos de segurança. “O colaborador precisa entender que, ao ignorar uma regra ou negligenciar uma ação, ele expõe seus colegas e a si próprio a riscos que podem trazer consequências graves”, pontua. 

O Sesmt se relaciona com todos os setores da FAC, cujas condições de trabalho são adequadas. “Existe a preocupação com a proteção dos trabalhadores, melhorias das condições ambientais de trabalho e estabelecimento de ações preventivas”, lista Waldir.

O trabalho do Serviço Especializado da Fundação é focado na prevenção, de acordo com o engenheiro. “Os conhecimentos de Engenharia de Segurança do Trabalho são aplicados no ambiente de trabalho para eliminar os riscos de acidentes e quando não é possível, para reduzi-los”, diz.

Dessa maneira, setores, gestores e colaboradores da instituição formam um conjunto de pessoas engajadas na causa da prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. “A conscientização sobre a importância do comportamento seguro possibilitou melhorias no ambiente de trabalho e redução do número de acidentes”, comenta.

Os bons frutos das ações Sesmt são o reconhecimento dos empregados da FAC sobre a importância destas ações, demonstrado com sugestões de melhorias no ambiente de trabalho, participações em treinamentos e utilização dos equipamentos de proteção individual.

Fonte: http://www.segs.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons