quinta-feira, 21 de junho de 2012

60 pessoas gritam em coro contra combustíveis fósseis



                                                            'Flash Mob' na Rio+20 protesta contra subsídios.
Evento foi organizado por grupo de estudantes estrangeiros.


Andressa Gonçalves e Mariucha MachadoDo G1 RJ

                  
  Tudo começou com um grito de ordem. Logo seguido por outro. E em poucos minutos, cerca de 60 vozes gritavam, no meio do Pavilhão 1 do Riocentro. "

O futuro que eu quero não tem subsídios aos combustíveis fósseis", diziam os estudantes.

A "flash mob" - tipo de manifestação feita sem aviso prévio para impedir, inclusive, a proibição da segurança - durou cerca de 10 minutos e foi registrada por dezenas de celulares, câmeras digitais e outros artefatos tecnológicos

"Esse é um terma muito importante agora por causa das mudanças climáticas, que estão diretamente relacionadas à extração de petróleo", disse um dos manifestantes, o boliviano Adriano Fernandez, de 21 anos.

"Temos que tomar cuidado porque muitos países em desenvolvimento dependem desses subsídios, e precisamos de uma transição com o apoio dos países ricos".

O mexicano Julian Velez, de 22 anos, disse que "os empresários tem muito interesse em defender esse sistema, mas nós estudantes estamos aqui para mudar essa mentalidade".

Além dos gritos de ordem, cada manifestante usava uma camiseta e segurava um cartaz sobre o tema. Tão rápida como começou a manifestação terminou, e todos correram para os laptops para subir as imagens para a rede social mais próxima.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons