terça-feira, 3 de setembro de 2013

Cigarro mata 200 mil brasileiros por ano, diz OMS


Esta quinta-feira, 29 de agosto, é o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Todo ano, cerca de 200 mil brasileiros morrem por complicações causas pelo cigarro.



Se você fuma, provavelmente tem ignorado todas as más notícias sobre os riscos para a sua saúde toda vez que fuma um cigarro. Infelizmente, continuamos sem ter boas notícias quando o assunto é tabagismo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) seis milhões de pessoas morrem todo ano no mundo por uso de cigarro. O número está no relatório Epidemia global do tabaco 2013, lançado em julho deste ano. No Brasil, cerca de 200 mil fumantes morrem todo ano por complicações causadas por cigarro – o câncer de pulmão é a mais comum.

Leia também:

A Organização estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes. Ao ressaltar as tendências sobre o uso do tabaco, o relatório mostra que se o ritmo atual continuar, o número de mortes por cigarro deve subir para oito milhões de pessoas por ano em 2030, afirmou a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, à Rádio ONU – instituição à qual a OMS é ligada.

Ao dar uma tragada, o fumante insala mais de 2 mil e 500 substâncias tóxicas. Sabemos o quanto é difícil parar de fumar, mas também sabemos que o cigarro é a principal causa de morte evitável em todo o mundo.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), fumantes têm dez vezes mais chances de desenvolver câncer de pulmão do que não-fumantes, cinco vezes mais chances de sofrer infarto, bronquite crônica e enfisema pulmonar e duas vezes mais chances de sofrer derrame cerebral. Essas doenças são responsáveis por 63% das mortes no mundo.

Ainda de acordo com o Inca, também estão relacionadas ao tabaco doenças como hipertensão arterial, aneurismas arteriais, úlcera do aparelho digestivo, trombose vascular, osteoporose, Catarata, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, menopausa precoce e complicações na gravidez.

Como deixar de fumar

Se você pretende deixar de fumar, o Sistema Único de Saúde (SUS) pode ajudá-lo a largar o cigarro sem muito sofrimento. O SUS é referência no tratamento do tabagismo no país. Sua terapia tem abordagem cognitivo comportamental e pode ser realizado em grupo ou individualmente. O objetivo é ajudar o fumante a desenvolver habilidades que o auxiliarão a deixar de fumar. Se a pessoa precisar de medicamento também pode obtê-lo na rede SUS.Para mais informações, disque 136 e escolha a opção 3.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons