sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Álcool está associado a 49% das agressões físicas e a 21% dos acidentes no trânsito




Para o ministro Padilha, esses acidentes e agressões têm forte impacto nos serviço do SUS e na economia do país



Da redação do Jornal da Saúde
com informações do Blog da Saúde

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nessa terça-feira (19) que o consumo de álcool está relacionado a 49% das agressões físicas cotidianas e a 21% dos acidentes no trânsito. Em 2011, mais de 42 mil pessoas morreram no trânsito e mais 51 mil morreram por homicídio, revela o estudo inédito realizado pelo programa Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA), do Ministério da Saúde. Os dados foram extraídos de 71 hospitais de todo o país, que fazem atendimentos de urgência e emergência pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para o ministro Padilha, esses acidentes e agressões têm forte impacto nos serviço do SUS e na economia do país. “Um dos dados da pesquisa aponta que 66% das vítimas têm de 5 a 11 anos de escolaridade. Ou seja, estamos perdendo pessoas que são altamente produtivas e que têm alto índice de escolaridade”, afirma. O levantamento ainda aponta que uma em cada cinco vítimas de trânsito atendidas nos prontos-socorros brasileiros ingeriram bebida alcoólica. Entre as pessoas envolvidas em acidentes, 22,3% dos condutores, 21,4% dos pedestres e 17,7% dos passageiros apresentavam sinais de embriaguez ou confirmaram consumo de álcool. Entre os atendimentos por acidentes, a faixa etária mais prevalente foi a de 20 a 39 anos (39,3%).


* O Jornal da Saúde é um telejornal ao vivo. Exibido todo dia, às 13h. Reprise às 16h30 e às 18h30. Veja vídeos de nossas edições anteriores.
Siga o Canal Saúde no Twitter e curta a nossa página no Facebook.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons