sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Distribuição de vitamina A supera meta de campanha

                                                    Não podemos esquecer que também encontramos vitamina A em alguns alimentos.





Mais de 730 mil crianças receberam a suplementação nutricional, superando o número pretendido que era de 400 mil crianças.



Da redação do Jornal da Saúde
com informações da Agência Saúde


O Brasil conseguiu superar a meta de distribuição de megadoses de vitamina A para crianças menores de 5 anos. A estratégia de suplementação nutricional faz parte do programa Brasil Carinhoso.

A mobilização para que crianças recebessem a suplementação de Vitamina A durante a campanha de multivacinação atingiu 737.458 crianças até cinco anos – realizado em agosto deste ano. O número é 85% superior à meta que era de 400 mil crianças.

Durante a campanha de multivacinação, foram priorizados os estados do Norte e Nordeste, e as cidades das regiões do Vale do Mucuri e Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, totalizando 2.434 municípios. Porém, a suplementação de vitamina A é realizada durante a rotina de Atenção Integral à Saúde das crianças nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do país. Todos os municípios do Plano Brasil Sem Miséria já receberam o nutriente para a ampliação do programa de suplementação nutricional. Até o mês novembro, cerca de 3,2 milhões de crianças receberam a vitamina.

O Ministério da Saúde está investindo cerca R$ 30 milhões para ampliar o programa de suplementos nutricionais, que também inclui a distribuição de sulfato ferroso para crianças de seis a 24 meses em todas as UBS do país. Com essas medidas, pretende reduzir os casos de anemia na primeira infância em 10% e a deficiência de Vitamina A em 5% ao ano.

Segundo a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS), realizada em 2006, 20,9% crianças até cinco anos possuem deficiência de ferro e 17,4% carência de vitamina A. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a suplementação adequada de vitamina A reduz em 24% o risco de morte infantil e em 28% a mortalidade por diarreia.

Edição online: Tina Szabados


* O Jornal da Saúde é um telejornal ao vivo. Exibido todo dia, às 13h. Reprise às 16h30 e às 18h30. Veja vídeos de nossas edições anteriores.

Siga o Canal Saúde no Twitter e curta a nossa página no Facebook.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons