quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Ouvidoria do SUS é o tema do Sala de Convidados, ao vivo, nesta sexta-feira, 23/11, às 11h




Assista e participe do debate com a Coordenadora do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, Maria Moro, com o Ouvidor Geral da Fundação Oswaldo Cruz, João Quental e com a Conselheira Nacional de Saúde, Rosangela da Silva Santos.




O Sistema Único de Saúde conta com uma ouvidoria unificada desde 2003, ano em que foi criado o Departamento de Ouvidoria Geral do SUS – DOGES. Cerca de cinco milhões de usuários por ano fazem contato com o serviço de informação que se tornou um canal de articulação entre o controle social e a gestão pública. Desde a sua criação está vinculado à Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP, responsável pela coordenação e implementação da Política Nacional de Ouvidoria para o SUS.

Historicamente as instituições públicas adotam a ouvidoria pensando em modernização. Através de seus usuários, compartilham suas ações com os anseios da sociedade, na expectativa de aumentar a eficiência no atendimento e de recuperar e consolidar a imagem do Serviço Público.

A ouvidoria do SUS atua de forma ativa e itinerante. Em linhas gerais, isto representa o objetivo maior do mecanismo que vai além de medir a satisfação do usuário. É proposto como um meio de buscar a opinião de quem utiliza o sistema, se fazendo presente em áreas remotas do país, para melhor adequá-lo à realidade da população.

Duas ferramentas mais recentes foram agregadas à política da ouvidoria. O Ouvidor SUS, criado em 2006, integrado em rede nacional para os gestores, profissionais e usuários do SUS visualizarem e acompanharem as demandas colhidas pela ouvidoria e a Carta SUS, criada este ano para avaliar e fiscalizar os serviços prestados aos pacientes do SUS no período de internação e tratamento na rede pública ou privada com leitos do sistema público.

Assista e participe do debate com a Coordenadora do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, Maria Moro, com o Ouvidor Geral da Fundação Oswaldo Cruz, João Quental e com a Conselheira Nacional de Saúde, Rosangela da Silva Santos.



Sobre o Sala de Convidados

É um programa de debate, ao vivo, apresentado por Renato Farias, com uma hora de duração, das 11h às 12h. Os temas têm relevância factual e estão relacionados às políticas públicas na área da saúde. 



Participação ao vivo

O Sala de Convidados é um programa idealizado para a participação do espectador. Perguntas e comentários podem ser enviados a qualquer momento durante o programa. Utilize o chat no site do Canal Saúde, ao lado da tela de transmissão do programa ou ligue, gratuitamente, para 0800 701 8122. Se preferir, antecipe suas perguntas através do e-mail canal@fiocruz.br ou pela fan page do Canal Saúde em Fale com a Gente.

Como assistir
Fonte:  acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique na WEB TV, na página principal.
Televisão: parabólica digital (freqüência 3690) ou TVs parceiras de veiculação. Consulte a página COMO ASSISTIR no site do Canal Saúde. Os conselheiros de saúde em todo o Brasil podem assistir pela Oi TV, canal 910.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons