sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Apenas 2% da população brasileira doa sangue regularmente



Para doar sangue, você só precisa ter entre 16 e 68 anos de idade, pesar mais de 50 quilos, estar bem de saúde e apresentar um documento oficial com foto



Da redação do Jornal da Saúde
com informações da Agência Brasil

Domingo agora é o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Uma data criada para conscientizar a população sobre a importância de se doar sangue regularmente e manter abastecidos os hemocentros de todo o país.

Dados do Ministério da Saúde indicam que 1,9% dos brasileiros doa sangue regularmente. A taxa está dentro do parâmetro de 1% a 3% definido pela OMS (Organização Mundial da Saúde), mas, de acordo com a pasta, ainda precisa melhorar.

Para doar sangue, você só precisa ter entre 16 e 68 anos de idade, pesar mais de 50 quilos, estar bem de saúde e apresentar um documento oficial com foto. Para saber onde doar, basta acessar o site do Ministério da Saúde.

O ministério orienta que o doador não esteja em jejum, tenha dormido pelo menos seis horas e não tenha ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação. É necessário também evitar o cigarro por pelo menos duas horas e o consumo dealimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

Não podem doar sangue pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os dez anos de idade; mulheres grávidas ou amamentando; pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como Aids, hepatite, sífilis e doença de Chagas; usuários de drogas; e pessoas que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual sem uso de preservativos.

* O Jornal da Saúde é um telejornal ao vivo. Exibido todo dia, às 13h. Reprise às 16h30 e às 18h30. Veja vídeos de nossas edições anteriores.

Siga o Canal Saúde no Twitter e curta a nossa página no Facebook.
Fonte: http://www.canal.fiocruz.br

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons