terça-feira, 14 de agosto de 2012

Sistema Único de trabalho deverá promover a geração de emprego no Brasil



                                                                     A criação do Sistema Único de Trabalho, nos moldes do Sistema Único de Saúde (SUS), deverá servir de base para a descentralização das ações e de recursos da União para a geração de emprego e renda no Brasil. A proposta, que está em fase de elaboração, foi apresentada na 1ª Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente, em Brasília.

No evento, que terminou no sábado com a participação do secretário Municipal do Trabalho e Emprego de Curitiba, Paulo Bracarense, foi elaborado um relatório com as propostas que servirão para o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) construir uma proposta de política nacional de emprego e de trabalho decente.

Conseguimos aprovar 80% das 600 propostas que apresentamos e que levam em conta a experiência do município. O que valeu a pena foi a decisão de construir a teoria do Sistema Único de Trabalho nos mesmos moldes do Sistema Único de Saúde (SUS) que existe hoje, destacou Bracarense.

Segundo o secretário, o sistema único é uma reivindicação que surgiu já nas conferências municipais realizadas em todo país e consiste na descentralização dos recursos da união. A conferência reforçou o trabalho feitos nos municípios apontando direção e o caminho que as cidades e estados querem que funcione o Ministério. Agora se começa construir um processo pela descentralização de recursos do MTE que passarão a ser geridos pelos governos federal, estadual e municipal e a sociedade civil organizada, explica.

Segundo Bracarense, a previsão é que em 2013 o MTE realize seminários regionais com as secretárias estaduais e a organização dos trabalhadores e empregadores para tornar efetivo o que foi discutido na conferência.

Participam dos trabalhos cerca de 1.250 delegados: 30% representantes do poder executivo; 30% do setor empregador; 30% de trabalhadores, 10% de representantes de outras organizações da sociedade civil e cerca de 250 participantes na qualidade de convidados e de observadores


0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons