domingo, 22 de julho de 2012

Tenho HPV posso engravidar?


                                                                DST’s: infecções "silenciosas" que afetam a fertilidade


DST’s - Doenças Sexualmente Transmissíveis, são um grupo de doenças infecciosas transmitidas principalmente através de relações sexuais que podem acometer o corpo humano nas regiões genital, anal, oral e ocular, mas, em alguns casos, pode também se estender para outros órgãos. São responsáveis por 25% das causas de infertilidade – 15% para as mulheres e 10% para os homens. Afetam tanto as mulheres quanto os homens. Geralmente podem ser prevenidas e controladas através de métodos contraceptivos de barreira (preservativo e camisinha feminina, associados a espermicidas) e orientações educacionais que ajudam a modificar os comportamentos de risco como, por exemplo: muitos parceiros sexuais, uso de drogas, relacionamento com parceiros que usam drogas ou que tenham outras pessoas com quem se relacionam sexualmente. Na maioria das vezes, as complicações podem ser evitadas pela detecção precoce da doença, logo que houver suspeita de contaminação.
DST’s: infecções “silenciosas” que afetam a fertilidade


O grupo das DSTs inclui as infecções por Clamídia, Gonorréia, HPV (Human papiloma vírus), Hepatite B, Herpes Genital, Sífilis, Cancro mole ou cancróide, Donovanose, Linfogranuloma venéreo e Tricomoníase além do HIV(AIDS). Entre elas, as que comprometem mais diretamente o sistema reprodutivo estão a Clamídia e a Gonorréia que, principalmente nas mulheres, podem passar despercebidas. As outras como o HPV (Human Papiloma Vírus), Hepatite B, Herpes e Sífilis, não causam diretamente a infertilidade, mas, podem prejudicá-la pelos efeitos colaterais indesejáveis dos tratamentos. Como exemplo importante observa-se o HPV, que pode levar a alterações cancerosas no colo do útero implicando numa cirurgia que retira parte deste órgão (conização).

De acordo com a CDC (Centers for Disease Control and Prevention), nos Estados Unidos, mais de um milhão de mulheres por ano tem DIP (Doença Inflamatória Pélvica) e 100 mil delas terão problemas de fertilidade.- DIP é uma complicação grave que, além dos riscos habituais de qualquer infecção, causa alterações anatômicas que distorcem a anatomia dos órgãos reprodutores, as quais, muitas vezes, são impossíveis de serem corrigidas. Esta complicação pode causar, na mulher, obstrução tubária e aderências, isto é, as tubas (trompas) grudam em outros órgãos, como intestino ou no próprio útero, perdem a mobilidade e impedem que os óvulos e espermatozóides se movimentem no seu interior, dificultando o encontro entre os dois. A gravidez tubária (gravidez fora do útero), pode ser também causada por este dano. O tratamento é realizado com antibióticos, podendo, em casos mais graves, ser necessário internação, cirurgia e até UTI. O CDC também informa que 70% das mulheres e 50% dos homens infectados por Clamídia, não tem sintomas e 40% destas infecções quando não tratadas levam a DIP. Segundo Robert Stamb da Sociedade de Biologia Reprodutiva de Atlanta – Estados Unidos, a DIP causa infertilidade em 15% das mulheres quando ocorre o primeiro episódio de infecção. Se houver o segundo, causa em 35% e no terceiro causa em 75% delas. Nove por cento das pacientes que tiveram DIP, deverão ter gravidez tubária.

Algumas pessoas, quando contraem uma destas doenças, tem sintomas evidentes, se tratam e ficam curadas, entretanto, outras, podem ser assintomáticas, isto é, o indivíduo contrai a doença, mas não apresenta nenhum sintoma e, por isso, não procura um médico, nem se trata e ainda contamina outras pessoas. São as chamadas “infecções silenciosas” consideradas um agravante do processo infeccioso por permitir que a doença evolua para formas mais graves além de poder contaminar outros (as) parceiros (as), se os cuidados preventivos não forem tomados. Calcula-se que sejam diagnosticados 20 milhões de casos por ano no mundo inteiro, mas devem existir muito mais pela falta de diagnóstico decorrente destas “infecções silenciosas”. Acredita-se que até 50% da população poderá adquirir uma destas infecções, até os 35 anos.

É importante que as mulheres tenham consciência destes riscos. Muitas delas, ao se casar, desconhecem estes antecedentes do marido, contraem a doença e só vão dar conta que estão contaminadas quando tiverem dificuldades de engravidar e os exames revelarem a doença. Por isso, se houver algum indício ou histórico de DST’s nos seus parceiros, estas mulheres, devem fazer a pesquisa destas doenças em um primeiro sinal de dificuldade de gestação ou até mesmo já nos exames pré-nupciais.

É importante que os homens também tenham consciência disso, pois, os seus sintomas podem ser ainda mais “silenciosos” e passar anos sem este diagnóstico. Quando os sintomas aparecem, freqüentemente são: a uretrite (ardor ao urinar), prostatite (infecção da próstata) e a epididimite (infecção no epidídimo – local onde ocorre a maturação dos espermatozoides e está situado entre os testículos e a uretra). Estas alterações podem prejudicar a qualidade do sêmen.
Exames iniciais básicos para o diagnóstico de DST’s, em pacientes que desejam ter filhos e não conseguem.
MulherHomem
  • Cultura do conteúdo vaginal e canal cervical;
  • Exame de sangue para verificar a presença de anticorpos que demonstram uma infecção por Clamídia;
  • Histerossalpingografia: RX contrastando o interior do útero e tubas(trompas), que verifica a presença de alterações da anatomia.
  • Exame clínico com urologista;
  • Exame do esperma;
  • Exame de sangue para verificar a presença de anticorpos para Clamídia.


AS PRINCIPAIS DOENÇAS

HPV

(Human Papiloma VÍRUS): Também é conhecida como “crista de galo”, “verruga genital” e “jacaré”. É causada por um grupo de vírus, HPV-DNA, com mais de 100 subtipos. Nesta doença, os subtipos 6, 11 e 42 determinam lesões papilares que confluem e formam massas de verrugas com o aspecto de couve-flor. Estas lesões ocorrem principalmente na vulva, vagina, períneo e colo do útero, podendo também aparecer no ânus e no reto.

Na maioria das vezes as lesões são inaparentes, sem nenhuma manifestação detectada pelo paciente. Outros subtipos podem ainda acometer as mãos e os pés.

A transmissão quase sempre é por contato sexual íntimo, e mesmo sem a penetração, o vírus pode ser transmitido. O parto vaginal também pode ser outra via de transmissão, da mãe para o recém-nascido, e por isto neste caso é indicada a cesariana. É raro, mas pode ocorrer a transmissão pelo uso comum de toalhas e roupas íntimas em banheiros e saunas.

Como existem lesões muitas vezes impossíveis de serem visualizadas, o diagnóstico é feito inicialmente pelo Papanicolaou e pela colposcopia (exame que verifica o colo uterino com uma lente de aumento). Com a confirmação, realiza-se outro exame detalhado que definirá o tipo de HPV. Alguns deles não têm importância para o futuro da saúde do casal, mas outros são oncogênicos, isto é, podem causar câncer a médio prazo caso não sejam tratados.

A principal preocupação com HPV é a sua relação com câncer de colo uterino e de vulva, principalmente os vírus 16, 18, 45 e 56.

Para prevenção da doença, é recomendável o uso de camisinha nas relações sexuais, bem como vacinas que podem impedir a doença.

O tratamento tem o objetivo de remover as lesões com quimioterápicos, cauterização, cáusticos locais. Mesmo com o tratamento há chance de recidiva das lesões. Não existe tratamento específico para a erradicação do vírus. Além da avaliação do parceiro, é necessária também a abstinência sexual durante o tratamento.

GONORRÉIA

Causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae. A chance de transmissão na relação sexual é de 90%. Também é conhecida pelos nomes de uretrite gonocócica e blenorragia.

A mulher infectada apresenta quantidade grande de corrimento na vagina e na vulva. Precedendo este corrimento pode haver sintomas de prurido e ardência ao urinar. A sintomatologia pode ser branda ou até ausente.

Como conseqüência, pode ocorrer desenvolvimento de doença inflamatória pélvica (DIP), infertilidade, aborto espontâneo, natimorto, bebê com baixo peso ao nascer e parto prematuro. Os recém-nascidos de mães portadoras da doença podem apresentar pneumonia e otite média.

CLAMÍDIA

É uma bactéria que infecta os órgãos genitais dos homens e mulheres. Atualmente são diagnosticados no mundo milhões de casos e por isso tem se tornado uma das DST’s mais comuns, e a maioria causadora de infertilidade.

Se uma mulher grávida contrai esta infecção neste período, poderá ter um bebê prematuro, e caso a mãe se infecte durante o parto, o bebê poderá ter infecção nos olhos (conjuntivite), ou problemas respiratórios. Nas mulheres é conhecida como uma das mais importantes “infecções silenciosas”, porque somente 1 em cada 4 mulheres tem sintomas. Nos homens são mais evidentes, 3 em cada 4. Normalmente aparecem em 2 a 4 semanas após contato sexual.

Tabela resumida para o diagnóstico de Clamídia em ambos os sexos
O histórico e o exame clínico são obrigatórios
SintomasExames laboratoriais
Mulheres
  • Irritação vaginal
  • Necessidade de urinar com freqüência
  • Dor e ardor ao urinar
    Secreção vaginal amarelo esverdeado
  • Dor abdominal crônica e sangramento vaginal entre as menstruações
  • Cultura do conteúdo vaginal
  • Exame sorológico (no sangue)
Homens
  • Fase inicial = assintomático
  • Prurido no pênis
  • Queimação ou desconforto ao urinar
  • Dor, saída de secreção pela uretra de aspecto fluido
  • Dor nos testículos
  • Exame da secreção uretral
  • Exame do raspado uretral
  • Exame sorológico (no sangue)


PROTEJA SUA FERTILIDADE


Procure limitar sua vida sexual a um número restrito de parceiros e ter certeza que eles(as), durante o período de convivência, também sejam monogâmicos(as) e não tenham doenças sexualmente transmissíveis.

Evite o contato sexual com pessoas cujo estado de saúde e prática sexual você não conheça.

Evite sexo se um dos parceiros apresentar sinais ou sintomas de infecção genital.

Procure sinais de DST’s em seu parceiro (a) – verrugas, secreções, lesões de pele, etc....

Não faça sexo sob a influência de álcool ou drogas (exceto em um relacionamento monogâmico em que ambos os parceiros não estejam infectados com alguma doença sexualmente transmissível.)

Antes de começar um relacionamento discuta com seu(sua) parceiro(a) a história sexual anterior dele(a). (Lembre-se, no entanto, de que as pessoas nem sempre são honestas sobre as suas vidas sexuais.).

Camisinha de látex pode diminuir a transmissão de doenças quando usada correta e cuidadosamente, e para cada ato sexual. Elas não eliminam completamente o risco. Exceto se ambos os parceiros estiverem em um relacionamento monogâmico, tanto homens quanto mulheres devem carregar consigo camisinha de látex, e insistir que esta seja utilizada em suas relações sexuais.

O uso de espermicidas (principalmente o que contém nonoxinol-9) pode ajudar a diminuir o risco de contágio de doença sexualmente transmissível, quando associado com a camisinha.

Se necessário, use lubrificante a base de água. Não use lubrificante à base de petróleo, como vaselina, pois estes podem danificar a camisinha de látex.

Lave os genitais com água e sabão após ter uma relação sexual.

Procure um médico se tiver dúvidas, suspeita de infecção ou se souber que seu(sua) parceiro(a) sexual está infectado(a).

Se você tem múltiplos parceiros sexuais, visite o ginecologista a cada 6 meses para verificar a presença ou não de doenças sexualmente transmissível, mesmo que você não tenha sintomas.

De olho nas DST’s

DST’s freqüentemente não tem sintomas.

Quando a DST é descoberta no início, alguns tratamentos podem ser simples, com antibióticos, por exemplo. Mas se uma DST permanece oculta, o dano pode ser permanente e alterar ou até ameaçar a vida da pessoa contaminada. É impossível desenvolver imunidade às DST’s e algumas são incuráveis.

DST’s não tem nada a ver com limpeza ou aparência. As DST’s não respeitam fronteiras geográficas ou sócio-econômicas.

As DST’s podem ser transmitidas por sexo oral, vaginal ou anal. Mesmo que não haja penetração, pode acontecer o contágio.
Dr. Arnaldo Schizzi Cambiaghi - Colunista do Guia do Bebê
Dr. Arnaldo Schizzi Cambiaghi
Ginecologista Obstetra especialista em Reprodução Humana e Cirurgia Endoscópica
Fonte:http://guiadobebe.uol.com.br/dsts-infeccoes-silenciosas-que-afetam-a-fertilidade/

22 comentários:

Anônimo disse...

Olá, tenho HPV tipo 18. Queria saber se posso engravidar. Meu parceiro não possui o vírus, há algum método que não contamine ele ? E que riscos meu bebê poderá correr ? Posso ter uma gravidez normal sem contaminar meu bebê ?

Anônimo disse...

Por favor. Se possível responda rápido. :(

Anônimo disse...

Por favor. Se possível responda rápido. :(

Anônimo disse...

Olá, tenho HPV tipo 18. Queria saber se posso engravidar. Meu parceiro não possui o vírus, há algum método que não contamine ele ? E que riscos meu bebê poderá correr ? Posso ter uma gravidez normal sem contaminar meu bebê ?

Helox8 disse...

HPV: Mitos e Realidade

Publicado no dia 20 de janeiro de 2005 Temas: Artigos, DSTs / Aids

Recentemente, vimos voltar às manchetes dos principais jornais e revistas um velho conhecido, o vírus HPV. Esta é a sigla em inglês de papiloma vírus humano, conhecido como causador das verrugas genitais e principalmente, do câncer de colo de útero. Sua principal forma de transmissão é a relação sexual sem proteção com a pessoa contaminada, sendo considerada a doença viral sexualmente transmissível mais freqüente no mundo todo. Estima-se que até 70% das mulheres sexualmente ativas serão infectadas pelo HPV em algum momento de suas vidas. O vírus é responsável por cerca de 500 mil casos de câncer de colo de útero em todo o mundo. No Brasil, o câncer de colo de útero é uma das principais causas de morte entre as mulheres, principalmente na região Norte e Nordeste.

Até agora, foram descobertos mais de 100 subtipos diferentes capazes de infectar os seres humanos, identificados por números (subtipo 6, 11, 16, 18, 31, 34 e etc) e divididos em 2 grupos: os mais agressivos, com maior potencial para o desenvolvimento do câncer (os tipos mais freqüentes deste grupo são o HPV 16 e 18) e os de maior potencial para causar lesões benignas, como as verrugas genitais (tipos 6 e 11), principalmente, na região genital e anal de homens e mulheres. É importante ressaltar que a presença de qualquer uma destas lesões aumenta o risco de contaminação pelo HIV.

O período de incubação do vírus (o tempo que leva entre a infecção e o aparecimento da lesão) permanece indeterminado, podendo durar meses ou até anos. É perfeitamente possível desenvolver uma lesão atual mesmo que a contaminação tenha sido há muitos anos. Portanto, fica praticamente impossível determinar quem é o responsável pela contaminação do/a parceiro/a ou a época exata da contaminação. Esta informação é fundamental, pois o HPV tem sido motivo de discórdia e desconfiança entre muitos casais.

Nos últimos anos, muito tem sido falado sobre o HPV e o risco de câncer. Não existem dúvidas que o HPV está presente em 100% dos casos de câncer de colo de útero e que também está relacionado ao câncer de pênis e de intestino. Entretanto, o fato de estar contaminado pelo vírus não significa necessariamente que o câncer se desenvolverá. A realidade é que menos de 3% das mulheres contaminadas desenvolve o câncer de colo útero. Na maioria das vezes, a infecção é transitória e o corpo saudável desenvolve mecanismos de defesa contra o vírus (os anticorpos) eliminando-o completamente do organismo em aproximadamente um ano após a infecção.

Todos os tratamentos disponíveis até o momento são direcionados para a remoção das lesões produzidas pelo vírus ou para reforçar o sistema imunológico da pessoa contaminada. Ainda não existe um tratamento específico para eliminar o HPV do corpo. Está sendo desenvolvida uma nova vacina contra o vírus capaz de evitar a contaminação pelos subtipos mais freqüentes (6, 11, 16 e 18) em até 90% dos casos.

A forma mais barata e eficaz de detectar a presença do HPV ainda é a realização do exame preventivo. Toda mulher que já iniciou a vida sexual deve realizar seu exame preventivo com o/a ginecologista, no mínimo, uma vez por ano. E lembre-se: use sempre a camisinha em todas as relações sexuais!

Pode engravidar? Sim ! Porem se tiver relação sem preservativo , vai correr o risco de transmitir o vírus, para o seu parceiro. Quanto a criança melhor conversar com um infectologista. espero ter ajudado.

Anônimo disse...

Obrigada. Mas como posso fazer para engravidar sem contaminar meu parceiro ?

DAVE HUA disse...

Bom dia a todos. Eu sou Dave Hua de Milton Ontario, um nativo de Filadélfia, Pensilvânia. Eu vi a necessidade de compartilhar minha experiência com o Dr. Apama porque eu seria uma ingrata se eu não contar como meu status mudou para Negativo. Fui testado HIV positivo em abril de 2010 por mais de 6 anos agora eu gastei muito dinheiro para garantir que eu permaneça saudável, há 7 meses, leio sobre Apama como ele ajudou muitas pessoas que sofrem de Hepatite, Hiv, Herpes, Hpv , diabetes, câncer e muitos outros com seus medicamentos à base de plantas. E ele me deu seu Email Drapamaherbalhealingcentre@gmail.com. Entrei com o Dr. Apama, ele me disse que pode curar-me e nunca acreditei porque recebi muitos medicamentos. Enviei-me a minha informação com medo e tudo o que ele pediu para incluir os encargos. Em 2 semanas, ele me enviou suas ervas medicinais aqui em Milton Ontario e deu algumas prescrições de uso. Surpreendentemente, eu estava me tornando mais forte e me recuperando em apenas uma semana eu comecei a medicação. Na 4ª semana eu fui ver o Médico porque percebi mudanças significativas fazendo tudo que eu não poderia fazer antes e um teste foi realizado e foi chocante que o resultado foi Hiv Negativo. Para mim, eu nunca acreditei que o Hiv tenha uma cura e eu duvidava da medicação porque um amigo me disse falso Médicos são muitos on-line e ele pediu uma série de cheques que eu tenho feito por 5 meses agora em diferentes laboratórios que todos leram Hiv Negativo Estou tão animado e grato. Eu acho que é hora de compartilhar meu testemunho para ajudar tantos sofredores por aí e muitos perderam a esperança, duvidando como eu fiz e algumas vítimas de médicos falsos, não desista. Exorto-o a escrever APAMA no Drapamaherbalhealingcentre@gmail.com e Seu número de Whatsapp: +2349072570496 para Hiv, Herpes, Câncer, Hpv, Hepatite B, C, Diabetes, Sífilis, Asma e outras doenças incuráveis ​​e diga-lhe sua doença. Creio que você sorrirá e viverá uma vida saudável novamente depois de tomar as Ervas de Apama.
Você pode me escrever em Davehua12@gmail.com, Twitter handle @ Davehua12

Unknown disse...

Eu sou Fabrigas Tema, da Mechelen Belgium. É uma grande alegria escrever este testemunho de como eu obtive minha cura do Vírus do Hiv há 9 meses usando os medicamentos fitoterápicos do Dr. APAMA. Eu li muitos comentários de pessoas que receberam curas através da APAMA, mas eu nunca acreditei que elas estavam dizendo a verdade e o Dr. APAMA é real até que eu me beneficiei de seu tratamento com medicamentos à base de ervas. Eu estava confuso e em um ponto de cometer suicídio, E eu estava em todos os meios para me encontrar vivendo uma vida normal como todas as outras pessoas, então eu tive que escrever Dr Apama em seu e-mail Drapamaherbalhealingcentre@gmail.com, eu escrevi a ele, ele prometeu para me curar, embora ainda não estivesse convencido, cumpri tudo o que ele pedia. Para minha surpresa, recebi os medicamentos em mãos apenas um intervalo de uma semana e comecei a medicação de acordo com as instruções que Ele deu, Meu tratamento foi um enorme sucesso, ele realmente me ajudou como ele prometeu corretamente. Então eu fui para check-up na quarta semana de tomar a medicação, para minha surpresa, o resultado foi negativo após o tratamento, estou muito feliz que eu estou curado e vivendo uma vida normal novamente. Eu tenho ido para uma série de check-up para ter certeza de que estou livre, e todos eles foram negativos embora eu pudesse sentir a cura no meu sistema de corpo porque eu estava tão em forma e fazendo tudo o que eu não fazia antes do tratamento. Se você estiver lá com Hepatite B, HPV, HIV, HSV-1 ou HSV-2, Diabetes, Câncer, Infecções vaginais e outras infecções virais e doenças, escreva para o Dr.Apama seu e-mail: Drapamahivhealingcentre@gmail.com. E o número do whatsapp é +2349072570496. Ansiosos para ouvir seus testemunhos também.
Meu email é Fabrigastema231@gmail.com

Frank Terry disse...

Suplementos de ervas existem há milhares de anos e podem ser rastreados durante várias culturas diferentes. Por enquanto. As ervas agora são usadas para curar diabetes, herpes, dor crônica, asma, azia, dor de garganta, câncer e até mesmo o HIV. Eu amo muito ervas. Na maioria das vezes, injeção e drogas são apenas uma perda de tempo. Fui curada do HIV no ano passado com o uso de ervas, sofri do HIV por 13 anos, mas com a ajuda do DR. Freeman Osas medicina erval, eu estava curado dentro de algumas semanas de usar as ervas que ele me enviou através do serviço de entrega de correio. Eu não sei o tipo de problema de saúde que você está enfrentando agora, mas eu lhe assegurei que você vai se curar se você contatar o Dr. Freeman Osas e explicar o seu problema para ele, que os problemas serão resolvidos dentro de poucas semanas. Osas através do seu endereço de e-mail: drosasherbalhome@gmail.com ou chegar até ele através do número WHATSAP +2349035428122

Unknown disse...

Eu fui capaz de me livrar do meu vírus do herpes no ano passado, eu fui diagnosticado com o vírus do herpes desde o final de 2015 e eu estava com prescrição médica desde então, eu não estava satisfeita em precisar remover o vírus do meu sistema, passando por um blog para encontrar novas informações sobre o Herpes Simplex Virus me deparei com uma revisão de uma senhora que foi curada pelo Dr. Freeman entrei em contato com o médico herbal e eles me orientaram sobre como comprar a fórmula à base de plantas, os produtos à base de plantas duram para mim 14 semanas que me ajuda a se livrar do vírus totalmente você pode enviá-lo via
drosasherbalhome@gmail.com
WhatSAPP +2349035428122

Unknown disse...

Meus amigos são Harry Brown, eu moro em Londres, estou tão feliz de escrever este artigo hoje para dizer ao mundo como o Dr. UDO me curou do vírus da sífilis. Eu fui detectado com o vírus da sífilis há mais de dois anos. então minha vida estava incompleta, eu usei muitos medicamentos que me foram prescritos por muitos médicos, mas não curou meu vírus da sífilis ou reduziu a dor. Milagrosamente, me deparei com o testemunho de um certo suíço que foi curado do vírus da sífilis com a ajuda do DR UDO, então rapidamente copiei o endereço de e-mail do DR UDO e seu número Whatsapp, escrevi para ele e expliquei tudo, e ele me preparou um remédio herbal, ele me deu as prescrições de como eu deveria tomar, eu aderi a tudo que o Dr. UDO disse, felizmente para mim tudo correu bem, o vírus da sífilis se foi, estou curada e saudável agora. Glória a Deus por me conduzir a este grande UDO DR, estou muito feliz em compartilhar este testemunho. Meu conselho para todos os que pensam que o vírus da sífilis não é uma cura está errado. Eu tenho plena convicção de que existe uma cura para o vírus da sífilis porque eu mesmo já experimentei, o Dr. UDO é capaz de curar tantas doenças, como HERPES, HIV, VAGINOSE DE BACTÉRIAS, CÂNCER, INFECÇÕES VIRAIS, HEPATITE A, B INFECÇÕES VAGINAIS, PNEUMONIA, DIABITE, ASMA, etc. Este é o endereço de e-mail do DR UDO e o número do whatsapp.
Email ... DRUDOAZIBAHIVHEALINGCENTRE@GMAIL.COM
WhatsApp ..... + 2348051075165.
você pode me encontrar através do meu endereço de e-mail ..harrybrown5760 @ gmail.com

Bettina Dugue disse...

Meu nome é BETTINA DUGUE, eu sou da Dinamarca. Estou tão animado para a grande ajuda que me foi dada por DR MAZU.i sofro de uma doença de verrugas genitais por cinco anos miseráveis ​​sem solução.Eu usei todos os tipos de medicina sem cura, um dia eu estava na internet me deparei Como uma certa mulher foi curada de verrugas genitais através da ajuda de DR MAZU, eu copiei seu endereço de e-mail e whatsapp número, eu escrevi para ele e explicou tudo sobre a minha saúde para ele, e ele prometeu me curar, ele preparou o medicamento dentro um período de três dias e enviou o medicamento para mim através da empresa UPS, recebi o medicamento dentro de um par de dias, eu comecei o tratamento de acordo com receitas DR MAZU que ele me enviou, eu usei o remédio por um par de 21 dias, então antes do último dia do tratamento eu já estava me sentindo curada, fui ao hospital para conduzir um teSt e fui confirmada herpes liberada, resolvi ir para outro hospital para o mesmo teste, e também fui confirmado herpes solto, meu próprias pequenas maneiras de mostrar apreço t o DR MAZU é deixar o mundo inteiro conhecido, o seu é um DR poderoso à base de plantas que tem uma cura para o herpes e tantas outras doenças e doenças, Esta é uma foto solicitada e o pedido do agente para o tratamento da droga. Eu fiz isso, é uma remessa de medicamentos à base de plantas para mim para a DINAMARCA. Depois de 21 dias de usar seus medicamentos, fui para o hospital novamente e também fui testado seronegativo, DR MAZU tem uma solução para vários tipos de doenças e enfermidades como ......
 HIV, herpes, câncer, sífilis, asma, diabetes, vaginose bacteriana, vírus da vagina, papilomavírus humano (HPV), hepatite B.etc, Aqui está o endereço de e-mail DR MAZU e o número do whatsapp. Email ..... DRMAZUOTEHIVHEALINGCENTRE@GMAIL.COM.
WHATSAPP ......... + 2348159171423.Entre em contato com ele e explique seus problemas para ele, ele pode curar você, garantir que você siga as instruções dele e você será curado, Aqui estão os meus endereços de e-mail, caso você queira me alcançar
email ...... BETTINADUGUE45@GMAIL.COM.

Unknown disse...

meu nome é ALICE SAMBULO, eu sou da suíça, eu estou aqui para dar um testemunho de como eu fui curado por DR BOZI.Eu tenho sofrido de herpes por tantos anos, um dia eu estava na internet e vi como uma mulher que tem herpes doença foi curada por DR BOZI, entrei em contato com a mulher via e-mail para ter certeza se é realmente verdade, ela explicou tudo para mim, então eu rapidamente copiei o endereço de e-mail DR BOZI e seu número whatsapp, eu escrevi para ele e eu explicou todos os meus problemas para ele, Ele disse que pode me curar, ele me disse que eu deveria enviar-lhe pouco dinheiro para comprar todos os itens requer para a preparação do medicamento, eu disse que tudo bem, uma semana depois eu escrevi para ele novamente que sou pronto para isso, enviei-lhe o pouco dinheiro para comprar os itens necessários para a preparação do medicamento, Ele realmente preparou o remédio e enviou para mim, ele me deu instruções sobre como eu deveria estar tomando o remédio, eu segui suas instruções , eis que no último dia do tratamento, eu já estava me sentindo curada, depois do tratamento eu fui para hospital para realizar um teste e me foi confirmado herpes freed.i fui para outro hospital para o mesmo teste e eu também foi confirmado curado.por isso voltei a apreciar DR BOZI para salvar minha vida.DR BOZI tem uma solução para vários tipos de doença como ... HPV, DIABETES, HEPATITE B, VAGINOSE BACTERIA, SYPHILIS, HIV, INFECÇÕES VIRAL, PNEUMONIA, CÂNCER, ASMA ETC.Here é DR BOZI endereço de e-mail e número whatsapp.
EMAIL ..... DRBOZITUTUHIVHEALINGCENRE@GMAIL.COM
WHATSAPP ..... + 2348159428927.Você também pode me alcançar através do meu endereço emaill ...... ALICESAMBULO556@GMAIL.COM

Unknown disse...

Olá a todos, sou AIDEN LOGAN, mora na basel suíça, sofro de verrugas genitais há anos, uso todos os tipos de medicamentos sem curar, por isso contei a um amigo meu que mora em luzern sobre ele e ele me apresentaram um amigo que foi curado da mesma doença por um médico particular de ervas, chamado DR BOZI. Então eu fui vê-lo e ele explicou como ele foi curado para mim, ele me disse o endereço de e-mail DR BOZI e seu número whatsapp, eu adicionei o número de telefone no whatsapp e escrevi-lhe tudo sobre a minha saúde, ele disse para me curar, então eu fiz um pequeno pagamento para ele preparar o medicamento, ele realmente preparou o remédio e enviou para mim, eu usei o remédio para um par de 21 dias, como ele prescreveu, antes do último dia do tratamento eu já estava sentindo o sinal de curas, então depois do último dia do tratamento eu fui ao hospital para conduzir um texto e fui confirmado herpes libertado .DR BOZI é um homem muito poderoso e genuíno, ele tem uma solução para var Um conjunto imenso de doenças e enfermidades como, HIV, DIABETES, HEPATITE A, B, AVC, BRONQUITE, PELVE, HPV, CÂNCER, PNEUMONIA, ASMA, SIFILIS, INFECÇÕES VIRAIS, ETC.Aqui está o seu endereço de e-mail e número do whatsapp
EMAIL ....... DRBOZIHIVHEALINGCENTRE@GMAIL.COM.
WHATSAPP ....... + 2348159428927.Você também pode me escrever através do meu e-mail ... AIDENLOGAN426@GMAIL.COM

Unknown disse...

Me diagnosticaron el virus del herpes en 2015, he intentado todos los medios posibles para curarme, pero todos mis esfuerzos fueron infructuosos, hasta que un amigo mío me presentó a un médico herbal llamado Chief Dr Lucky, que prepara medicina herbal para curar todo tipo de enfermedades como el virus del herpes (Herpes), cuando contacté a este médico a través de su correo electrónico, me envió el medicamento herpesvirus a través del servicio de mensajería, cuando recibí la medicina herbal me dio instrucciones paso a paso sobre cómo aplicarlo, cuando Se aplicó según las instrucciones. Me curé totalmente del virus dentro de las 3 semanas de uso. Póngase en contacto con este gran médico de hierbas hoy para obtener su cura.
  Por correo electrónico: chiefdrlucky@gmail.com
  Cuál es la aplicación: +2348132777335
  sitio web: http://chiefdrluckysolutionhome.website2.me/

Unknown disse...

Meu nome é liang keung, eu moro em Toronto, Canadá. Minha esposa foi diagnosticada com enfisema por vários anos. Ela conseguiu parar de fumar e ficamos acima de todas as doenças. Ela é hospitalizada todos os anos por pneumonia. Sua respiração se deteriorou, mas os níveis de oxigênio permanecem entre 97 e 98, exceto quando ela é hospitalizada. Desde o ano passado, ela desmaiou. É apenas por 1 a 3 minutos e foi só quando ela começou a tossir. O médico mudou sua medicação, mas ela desmaiou com um pouco de respiração. Claro, seus pés estão inchados e dormentes o tempo todo. Ela então começou a usar uma bengala. Eu fiz um tratamento alternativo antes de ser iniciado no DR UDO de um amigo aqui em Toronto. Ela me disse que o DR UDO tinha tratado com sucesso as ervas contra o enfisema e outras doenças dos pulmões. Falei com algumas pessoas que usaram o tratamento DR UDO aqui em Toronto e todas deram uma resposta positiva. Então eu imediatamente comprei formular Enfisema herbal para minha esposa do DR UDO e ela começou a usá-lo. É totalmente inexplicável notar que todos os sintomas desapareceram completamente e que sua tosse desapareceu também, e ela não sente mais falta de ar (dispneia), DR UDO é realmente um grande homem, você pode entrar em contato DR UDO através de seu endereço de e-mail e seu número Whatsapp. email..DRUDOAZIBAHIVHEALINGCENTRE @ GMAIL.COM. Whatsapp ... + 2348051075165.DR UDO é capaz de orientar vários tipos de doenças, tais como .... HPV, HIV, diabetes, hepatite B, pneumonia, Pelvis, bronquite, doença, diabetes, câncer, papilomavírus, infecções, bactérias vaginose, hipertensão, etc. Aqui está o meu endereço de e-mail .keungliang064 @ gmail.com

Unknown disse...

Tudo graças ao Dr. Bozi por curar meu HIV com sua medicação Herbal, eu não tenho muito a dizer, mas com toda a minha vida eu serei eternamente grato a ele e agradeço a Deus Todo-Poderoso por usar o Dr. Bozi para me alcançar quando eu pensasse estava em todo lugar, hoje estou feliz com a minha vida novamente após o resultado do meu teste ter me confirmado o HIV de 4 anos Negativo, nunca na minha vida acreditei que o HIV poderia ser curado com medicação Herbal então eu quero usar esse meio para Chegar a outras pessoas que tenham sido diagnosticadas com o HIV devem contactar Dr. Bozi para qualquer tipo de doença com o seu endereço de e-mail, DRBOZITUTUHIVHEALINGCENTER@gmail.com ou chamá-lo ou whatsapp ele com seu telefone + 2348159428927, também pode curar esta doença, VERDE GENITAL HERPES, BAIXO SENSOR DE ESPERMA, CÂNCER, ALS, HPV SHALLOWS, ALTA PRESSÃO ARTERIAL, INFECÇÕES VIRAL NO CURSO, ETC. Você também pode me escrever através do meu email..HRANLUKUWA7 @ GMAIL.COM

Unknown disse...

Tudo graças ao Dr. Bozi por curar meu HIV com sua medicação Herbal, eu não tenho muito a dizer, mas com toda a minha vida eu serei eternamente grato a ele e agradeço a Deus Todo-Poderoso por usar o Dr. Bozi para me alcançar quando eu pensasse estava em todo lugar, hoje estou feliz com a minha vida novamente após o resultado do meu teste ter me confirmado o HIV de 4 anos Negativo, nunca na minha vida acreditei que o HIV poderia ser curado com medicação Herbal então eu quero usar esse meio para Chegar a outras pessoas que tenham sido diagnosticadas com o HIV devem contactar Dr. Bozi para qualquer tipo de doença com o seu endereço de e-mail, DRBOZITUTUHIVHEALINGCENTER@gmail.com ou chamá-lo ou whatsapp ele com seu telefone + 2348159428927, também pode curar esta doença, VERDE GENITAL HERPES, BAIXO SENSOR DE ESPERMA, CÂNCER, ALS, HPV SHALLOWS, ALTA PRESSÃO ARTERIAL, INFECÇÕES VIRAL NO CURSO, ETC. Você também pode me escrever através do meu email..HRANLUKUWA7 @ GMAIL.COM

Subham disse...

Meu nome é Subham Kumar Khalid de Nawada India, depois de ser curado do HIV pelo Dr. White, eu tomei a iniciativa de informar as pessoas que acreditam que os vírus e outras doenças crônicas não têm cura. Depois de ler o testemunho de Carolina, eu decidi experimentá-lo, mas hoje eu sou uma testemunha de partida e para o resto da minha vida eu serei grato a essa grata e poderosa curadora. Depois de ler sobre ele em um blog, me perguntei por que o governo em todos os níveis não vai se juntar as mãos para expandir e promover essa cura, mesmo quando é de um nigeriano e um homem negro. Assim como você eu tive minhas dúvidas e reservas, mas então eu decidi tomar meu destino em minhas mãos, mesmo quando os médicos disseram que é impossível entrar em contato com ele eis que minha longa tristeza virou alegria depois de apenas alguns dias de tomar suas ervas. Se você realmente quer se livrar de sua doença, eu sinceramente pedi para contatá-lo: drwhitethehivhealer@gmail.com ou watsapp 2349091844595

Meu email: subhamkkumar013@gmail.com

estherrober disse...

Boas notícias meu povo .. eu quero apreciar o Dr. john
Fitoterapia é um bom fitoterápico para (HIV), eu estava
Diagnosticado com o Hiv
Vírus no mês passado, e eu procurei a solução para
Seja Cura, Felizmente eu vi um testemunho sobre como o Dr. John Cured
Vírus do HIV, eu decidi entrar em contato com o dr. John, entrei em contato com ele
e ele preparou uma porção de ervas medicinais e enviou-a para
Eu, eu comecei o fitoterápico para minha saúde, ele me deu
Instruções passo a passo sobre como aplicá-lo, quando eu apliquei
Como instruído, eu fui curado deste mortal vírus HIV dentro
3 semanas, eu sou agora o HIV negativo. Meus irmãos e irmãs eu
saiba que existem tantas pessoas que têm
este mesmo vírus HIV Por favor, o Dr. john está aqui para ajudá-lo
também, e por favor me ajude a agradecer ao dr. john por Curing Me,
Eu estou curado pelo Dr. John Herbal Medicine, seu contato você pode
o que o chama é número de telefone aqui é o número no Whatsapp,
(+2348147766277) ou e-mail via drjohnsoco@outlook.com
(1) HIV / AIDS
(2) CÂNCER
(3) HERPES
(4) DIABETES
(5) HERPERITE B
(6) HPV
(7) EX VOLTAR

gladness disse...

Hello I'm Gladness buff by name, I'm giving a testimony about Dr. Emmanuel the great Herbalist, he has the cure to all manner of diseases, he cured my Herpes virus, though I went through different website I saw different testimonies about different spell casters and herbalist, I was like: 'Many people have the Herpes Virus cure why are people still suffering from it?' I though of it, then I contact Dr. Emmanuel via email, I didn't believe him that much, I just wanted to give him a try, he replied my mail and Needed some Information about me, then I sent them to him, he prepared it (CURE) and sent it to Airfreight Online Courier Service for delivery, he gave my details to the Courier Office, they told me that 3-5 days I will receive the package and i took the medicine as prescribed by him and I went for check-up 2 weeks after finishing the medicine, I was tested Herpes Virus negative, if you are Herpes Virus positive do me a favor for you to contact him and I will try my possible best to make sure you get cured, when you contact him, make sure you tell him that I referenced you.. contact him via: nativehealthclinic@gmail.com or WhatsApp/Call him +2348140073965
 he have cure to HIV/AIDS,diabetes,cancer,copd,hepatitis,hpv etc//..

anna lucas disse...

Hello viewer’s
I don’t have much to say there are so may scammers going on online so we cant detect the real herbal medicine doctors. Thank GOD for leading me, please don’t ignore this post is real Dr Emmanuel, is a real herbal Doctor, he cured me from Herpes virus, i am living so happy and free , i was fully recovered within 4 weeks of usage of dr Emmanuel herbal medicine ,please viewers out there that have any deadly disease don't fail to contact him via his email; nativehealthclinic@gmail.com or WhatsApp/Call: +2348140073965 or IG: @dremmanuel2 thanks once again to dr Emmanuel GOD bless you abundantly  
he also cured HIV/AIDS,CANCER,GENITAL WART,COPD,BRAIN TUMOR

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons