sexta-feira, 23 de março de 2012

A unidade será o primeiro Global Center da Columbia no Brasil e o nono do mundo



 Autor: Texto: Elisa Motta / Foto: Beth Santos

Foto: Beth Santos
O prefeito Eduardo Paes recebeu nesta sexta-feira, dia 23, o presidente da Universidade de Columbia, Lee Bollinger, para celebrar a assinatura do convênio entre a prefeitura e a universidade americana para o Studio X, um dos mais inovadores centros de pesquisa em urbanismo do mundo. Durante a cerimônia também foram anunciados os planos para a instalação de um Global Center da instituição. O projeto funcionará na Associação Comercial do Rio de Janeiro e vai trabalhar em parceria com instituições de ensino brasileiras em pesquisas nas mais diversas áreas. Este será o primeiro Global Center no Brasil e o nono do mundo.

Durante o evento, o prefeito Eduardo Paes falou sobre a importância de ter uma das mais importantes universidades do mundo instalada no Rio de Janeiro:

- Para nós é uma honra. Começamos com o Studio X, que é a faculdade de arquitetura da Columbia, que se instalou no Rio no início de 2011, e agora teremos um Global Center da Columbia aqui. Essa é a vocação da cidade: se tornar um centro de conhecimento, de serviços e de estudos. A presença da Columbia aqui é excepcional . A prefeitura vai viabilizar o espaço e dará total apoio. Essa parceria é quase tão importante quanto as Olimpíadas. 


Lee Bollinger, presidente da Universidade de Columbia, falou sobre a escolha do Rio para o novo projeto.



- O Rio de Janeiro é um local importante neste novo cenário globalizado. É um dos lugares que acreditamos que serão muito influentes no futuro.

                                               Foto: Beth Santos


Presidente do centro de pesquisas da Columbia no Rio, Thomas J. Trebat, disse que a parceria se dará através de diversos convênios:



- Na prática, essa parceria envolverá as mais diversas áreas como ciência e tecnologia, engenharia, matemática, artes, ciências humanas e ciências sociais. Vamos trazer muitos professores e alunos da Columbia pra cá e também realizar cursos, eventos e seminários. Traremos boa vontade e talento nosso para pensar em soluções para o Rio de Janeiro e o Brasil. Estaremos abertos a todas as universidades, não teremos exclusividade com nenhuma. Nós temos 62 programas só de doutorado, então é impossível pensar em só um parceiro.



O Studio X, instalado na cidade em março de 2011, é um projeto da Escola de Arquitetura, Planejamento e Preservação da Universidade de Columbia que funciona em parceria com a Prefeitura do Rio como polo de inteligência sobre os desafios e futuro das cidades. A unidade carioca do Studio X é a quinta no mundo e a primeira no Brasil (as outras ficam em Nova York, Pequim, Amã e Mumbai). A cidade foi escolhida por ser considerada, pela universidade, um exemplo de desenvolvimento urbano e crescimento econômico e pelas mudanças que está implementando estimulada pelas Olimpíadas de 2016.



Pedro Rivera, diretor do Studio X, falou sobre a parceria com a Prefeitura do Rio.



- Ainda estamos começando, iniciamos no ano passado. Esse contrato prevê que todas as atividades sejam gratuitas, abertas ao público. Ou seja, qualquer pessoa interessada na cidade pode nos procurar e se engajar, a ideia é exatamente essa, interagir com as diferentes comunidades acadêmicas. Nosso sucesso depende disso de que todas as pessoas compartilhem, se conectem e tragam ideias. 




0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons