sexta-feira, 23 de março de 2012

Prioridades da pesquisa em saúde é pauta de simpósio


As pesquisadoras Vera Lúcia Luiza e Cláudia García Serpa Osorio de Castro (ENSP/Fiocruz) representarão o País no comitê científico do Segundo Simpósio Global de Prioridades de Pesquisa em Saúde (Global Symposium on Health Systems Research HSR). A atuação de ambas no Núcleo de Assistência Farmacêutica da ENSP (NAF) credenciou as pesquisadoras para o convite, já que o núcleo é centro colaborador da Organização Pan-Americana da Saúde em Políticas Farmacêuticas e desenvolve um trabalho de mapeamento das prioridades em pesquisa na área de acesso a medicamentos nas Américas. O encontro pretende identificar novas oportunidades e lacunas nas prioridades de pesquisa, além de auxiliar países de baixa e média renda na tomada de decisão e uso de evidências. A chamada para resumos está aberta até primeiro de maio.

Inclusão e inovação para a cobertura de saúde universal é o tema do simpósio, cujo comitê científico é formado por 252 membros, provenientes de 61 países. De acordo com Vera Lúcia, o Brasil tem muito a acrescentar ao evento, já que possui uma contribuição relevante em relação aos demais países da região, em função de todo o levantamento feito na área de acesso a medicamentos. “O Brasil desenvolve ações estruturadas que, visivelmente, têm dado frutos ao privilegiar a produção de pesquisas e políticas de sistemas de saúde. O País promove o uso dessas informações nas tomadas de decisão”.

O simpósio global irá apresentar evidências sobre a situação da cobertura de saúde universal, revisar os avanços e desafios para a implementação da agenda global de prioridades de pesquisa sobre os progressos alcançados e reforçar o rigor científico da pesquisa em sistemas de saúde, incluindo conceitos, estruturas, medidas e métodos. “As ações desenvolvidas no Brasil trazem resultados importantes no aumento da produção científica, na incorporação de evidências e na produção de documentos sobre o que é verificado. Podemos contribuir nesse sentido”.

Pesquisas sobre acesso a medicamentos são mapeadas

O trabalho de mapeamento das prioridades em pesquisa nas Américas consiste na identificação dos principais problemas, pesquisas em curso e análise das agendas políticas e ações práticas dos países na área. A estratégia, assim como a indicação para participação das pesquisadoras no comitê científico do simpósio, partiu da Aliança para Pesquisa em Políticas e Sistemas de Saúde (Alliance for Health Policy and Systems Research), com sede no prédio da Organização Mundial da Saúde (OMS), em Genebra.

Em dezembro de 2011, as pesquisadoras da ENSP Vera Lúcia Luiza, Vera Pepe, Claudia Osorio de Castro e Isabel Emmerick participaram da 3ª Conferência Internacional para Melhorar o Uso de Medicamentos, cujo objetivo foi discutir melhores formas de acesso a medicamentos no mundo para populações vulneráveis e pautar uma agenda internacional de prioridades no acesso a medicamentos.

Simpósio Global de Prioridades de Pesquisa em Saúde

O evento acontece de 31 de outubro a 3 de novembro, em Pequim, na China. As inscrições para envio de trabalhos estão abertas até primeiro de maio, enquanto a data para participação vai até 31 de agosto. A composição do comitê científico foi equilibrada entre gênero e nacionalidades de países de baixa, média e alta renda. A maioria dos membros são oriundos de instituições acadêmicas e suas áreas de especialização irão cobrir todos os temas principais do Simpósio.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons