domingo, 18 de março de 2012

Inscrições abertas para curso de serviços farmacêuticos


Estão abertas até 30 de março as inscrições para o curso Serviços Farmacêuticos na Atenção Primária em Saúde, coordenado pelo Núcleo de Assistência Farmacêutica da Escola Nacional de Saúde Pública, em colaboração com a Organização Panamericana de Saúde (Opas) e com financiamento do Ministério da Saúde. O curso está disponível no Campus Virtual em Saúde Pública (CVSP) e oferece 90 vagas para a região das Américas, sendo 25 para o Brasil e cinco para países africanos de língua oficial portuguesa.

O curso tem o objetivo de promover o desenvolvimento de serviços farmacêuticos com base em cuidados de saúde primários, através do reforço da capacidade dos dirigentes e gerentes dessa área em diferentes níveis. De acordo com a coordenadora, a pesquisadora do NAF/ENSP Vera Lúcia Luiza, sua primeira versão foi lançada em 2009, na República Dominicana, com a proposta de discutir princípios e estratégias que resultassem em projetos de intervenção dos alunos em seu âmbito de atuação. A edição piloto foi formada em 2010, com uma turma composta de 30 pessoas, oriundas de 13 países.

A primeira versão do curso foi disponibilizada apenas em espanhol, mas a nova turma também terá tradução e adaptação para a língua portuguesa. O treinamento dos tutores foi realizado entre 28 de fevereiro e 2 de março, na Colômbia, com participação das pesquisadoras da ENSP Isabel Emmerick e Luisa Arueira. “A nova edição do curso acontece em um momento feliz, em que o Brasil tem desenvolvido uma série de iniciativas pelo Departamento de Assistência Farmacêutica do MS, no mesmo caminho de estruturação e fortalecimento dos serviços farmacêuticos em APS no país. Tivemos a publicação de portarias, diretrizes e o governo Brasileiro está realmente interessado no projeto, de forma que essa segunda fase é financiada pelo Ministério”, explicou Vera.

O acesso ao curso também está disponível no CVSP Brasil, o que, de acordo com Vera, fortalece a sua proposta. “No processo estratégico de fortalecimento dos serviços farmacêuticos nas Américas proposto pelo curso, o CVSP foi escolhido como um espaço de disponibilização pela sua proposta e pelo processo de construção coletiva entre os países. A ENSP coordena o nodo Brasil do CVSP e participa ativamente desse processo de fortalecimento.”

A convocatória para o curso está on-line e a chamada em português é de responsabilidade da Opas Brasil e do Ministério da Saúde. As inscrições estão abertas até 30 de março e a previsão de início do curso é dia 3 de maio.

Crédito foto capa: Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP)

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons