sábado, 24 de março de 2012

INCA começa a utilizar robô nas cirurgias oncológicas



 Pacientes do serviço de Cabeça e Pescoço do INCA estão sendo os primeiros a se beneficiar com a cirurgia robótica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O equipamento permite que tumores alojados em locais impossíveis de serem acessados pelas mãos de um cirurgião possam ser operados com três ou quatro incisões de menos de dois centímetros cada. Antes, para remover esses tumores o cirurgião precisava fazer cortes e até mutilações no rosto e até ossos do paciente.

Até o momento seis pacientes foram operados e a maioria já recebeu alta. Com o uso do robô, a cirurgia é muito menos invasiva, com menos dor, cicatrizes, menor risco de sangramento e infecções e, consequentemente, alta e retorno às atividades rotineiras mais rápidos.

Nos próximos meses, a cirurgia robótica será estendida a outros serviços, como urologia, abdômen e ginecologia. Dois a três cirurgiões de cada serviço estão participando de treinamentos no exterior para adquirir a expertise necessária para operar o robô.

De acordo com o diretor-geral do INCA, Luiz Antonio Santini, a opção tem sido por cirurgiões jovens, para que eles permaneçam mais anos operando e beneficiando mais pacientes.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons