sexta-feira, 30 de março de 2012

Crise, regionalização e globalização em debate



A crise do sistema de saúde é global e está presente em nosso cotidiano. Para analisar e buscar compreender a realidade atual, que é fruto de um passado político e social histórico, a ENSP vai receber a economista do Institut d’Études Politiques, da Universidade de Grenoble, na França, Célia Himelfarb, para o terceiro Centro de Estudos da Escola de 2012. O encontro, intitulado Crise, regionalização e globalização, será coordenado pela pesquisadora Jeni Vaitsman (DCS/ENSP) e está marcado para 11 de abril, às 14 horas, no salão internacional da Escola. A palestra será ministrada em espanhol e não haverá tradução simultânea. A atividade é aberta, não sendo necessária inscrição prévia. Além disso, a palestra será transmitida ao vivo pela internet.

O Centro de Estudos da ENSP é um importante espaço de atualização científica, com troca permanente de experiências e conhecimentos entre pesquisadores de instituições do Brasil e de vários países, que vêm a Escola para debates com pesquisadores, alunos e demais interessados em contribuir com os diversos temas da saúde pública. O objetivo é apresentar e consolidar reflexões para a realidade de saúde pública e para o sistema de ciência e tecnologia. O Centro de Estudos é um componente estratégico para a formação dos alunos, destinado à circulação de ideias e de diálogo com os diversos setores da saúde pública.

O primeiro Ceensp de 2012 abordou as mudanças climáticas e recebeu o professor da USP, Paulo Artaxo, também membro do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) – grupo que trabalha para fornecer informações científicas, técnicas e socioeconômicas relevantes para o entendimento dessas mudanças, seus potenciais impactos, opções de adaptação e mitigação. O professor destacou em sua palestra que a demanda por consumo mundial de energia cresceu em 50% de 1980 a 2010. “Estamos utilizando muito mais energia, porém a sustentabilidade e a disponibilidade em médio e longo prazo dessa energia é uma questão controversa com que teremos de aprender a lidar ao longo deste século. Globalmente falando, podemos afirmar que nosso planeta já aqueceu por volta de 0,8ºC. Pode parecer pouco, mas, para o funcionamento do ecossistema, isso faz muita diferença”, constatou.

A segunda atividade foi realizada em 28/3 e recebeu o fundador do Primal Health Research Centre, em Londres, Michel Odent, para falar sobre Saúde primal: da concepção até o primeiro ano de vida. De acordo com ele, "a saúde de cada indivíduo é formada durante a sua vida intrauterina, mas sua capacidade de amar é determinada no momento do nascimento”. Odent questionou qual seria o futuro de uma sociedade na qual a maioria dos bebês nasce por cesárea e apresentou um banco de dados em saúde primal disponível na internet para acesso a pesquisas sobre o tema.




0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons