quinta-feira, 29 de março de 2012

Centro de Saúde Escola recebe acreditação internacional




O Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, da Escola Nacional de Saúde Pública (CSEGSF/ENSP), recebeu, na manhã de quinta-feira (29/3), a confirmação de sua acreditação internacional pela Joint Commission International (JCI) - organização com maior experiência no mundo em avaliação de serviços -, conferida pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA). Para a chefe do Centro de Saúde, Emilia Correia, o atendimento prestado aos usuários é o mais importante em todo o processo. “Nossa satisfação e orgulho é ter o reconhecimento internacional de que a prestação do serviço que oferecemos a essa comunidade é de qualidade e segura. O fundamental é saber que estamos fazendo o que há de melhor para eles. Em nível de Atenção Primária, atualmente prestamos um serviço de excelência que se reflete em todos os processos de trabalho dentro do Centro de Saúde e essa é uma conquista de todos os trabalhadores da equipe e de todos os colaboradores da ENSP e de outras instituições que ajudaram a chegarmos nessa etapa final tão importante para todos”.
  
    O processo de acreditação é uma análise externa, de caráter voluntário, por meio da qual uma organização, em 
geral não governamental, avalia periodicamente instituições de saúde, a fim de determinar se atendem a um conjunto de padrões concebidos para melhorar a qualidade do cuidado ao paciente. A acreditação é baseada em padrões aplicáveis, predeterminados e publicados. O Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria - departamento da ENSP responsável pela assistência básica à população de Manguinhos - vem se preparando para receber a acreditação há cerca de sete anos e há três anos os investimentos foram intensificados para se chegar à certificação internacional. “Essa não é uma conquista apenas no Centro de Saúde. Tivemos, principalmente, o apoio incondicional da Direção da ENSP, fazendo tudo que estava ao seu alcance para recebermos o certificado, o apoio de outros departamentos e setores da Escola, além das vice-presidências de Gestão de Desenvolvimento Institucional e de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz. Sem todas essas parcerias nada disso seria possível hoje”, afirmou Emília.

 O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, que esteve no Centro de Saúde na manhã de quinta-feira (29/3) para cumprimentar os profissionais, disse que o orgulho é ainda maior porque a certificação internacional veio para uma instituição pública, para o Sistema Único de Saúde, para o qual a Fiocruz tanto luta. “A conquista da acreditação é de enorme relevância. Ela associa crivos rigorosos de qualidade a uma das áreas mais caras e tradicionais da Fiocruz, que acumula experiência e tem pioneirismo no esforço de pensar e organizar a saúde no campo das atividades básicas, tratando a questão do acesso, da humanização e do acolhimento”, disse o presidente da instituição. Gadelha falou também da responsabilidade de, ao atingir o patamar de qualidade, enfrentar o desafio de manter os padrões. “Temos de ser criativos para melhorar ainda mais. A população se beneficia ao tomar consciência do padrão de atendimento com grande resolutividade e aumentar sua capacidade de exigir”, afirmou ele.



Segundo a chefe do Centro de Saúde Escola, “receber essa certificação significa saber que o Centro de Saúde Escola presta para Manguinhos uma Atenção Primária pública reconhecida em nível internacional, ou seja, estamos retornando para a população um recurso que é dela". Emília destacou também a importância da criação do manual para Centros de Atenção Primária (CAP). Segundo ela, quando surgiu a proposta para o Centro de Saúde entrar no processo, só haviam manuais hospitalares e ambulatoriais. Dessa forma, a Joint Commission International (JCI) identificou que os manuais existentes não eram específicos para Centros de Atenção Primária, que tem uma relação muito particular com a comunidade. 


De acordo com Emília, quando a JCI identificou a necessidade de composição de novos materiais, visando à acreditação, foi fechada uma parceria com o Centro de Saúde para a elaboração de um manual que fosse voltado para Centros de Atenção Primária. Nessse manual há um capítulo nomeado “Relação com a comunidade”, que não existe em nenhum outro manual voltado para os CAP. A coordenadora de Ensino e Pesquisa do Centro de Saúde, Gisele O'Dwyer, destacou que ajudar a construir um padrão para Atenção Primária foi muito importante para o Centro de Saúde e que, posteriormente, será lançado um livro sobre o tema. Para Gisele, antes de tudo, receber o certificado é fundamental no âmbito da população, pois dá a certeza de que o CS está cumprindo padrões e normas que garantem a segurança do paciente. “Hoje o Centro de Saúde se sente mais imponderado, mais unido em seus processos de trabalho. Estamos muito seguros de que merecemos receber esse certificado e agora é dar continuidade a essa trabalho tão importante”.

A importância da certificação para os profissionais do Centro de Saúde

Para a médica do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, Celina Boga, que atua na área de prevenção e combate à tuberculose, ser acreditado tem um significado politicamente muito importante no sentido de fortalecer a ENSP e a Fiocruz como um todo – em novembro de 2011 dois outros Centros da Fiocruz foram acreditados, entre eles o Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da ENSP e o Serviço de Referência Nacional em Filarioses do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CpAM/Fiocruz/Pernambuco). Segundo Celina, isso é fundamental porque impõe um padrão determinado de processo de cuidado de trabalho que deve ser mantido e que todos os profissionais devem continuar perseguindo.


“Ser acreditado é uma demonstração concreta para a comunidade do que podem ser bons processos de trabalho e bons cuidados, principalmente neste momento em que o Serviço Público de Saúde tem sido tão questionado. Para nós, receber a certificação é muito importante, pois somos o Serviço Público de Saúde, estamos dentro de uma instituição pública voltada para a ciência e a tecnologia e trabalhamos em uma unidade voltada para a assistência direta para uma população geograficamente definida, além da vocação para a pesquisa e o ensino. Sendo assim, ganhamos todos com essa certificação, ganha a nossa instituição, a nossa unidade, o departamento e os profissionais que nele trabalham e, principalmente, a população que usufrui dos serviços prestados pelo Centro de Saúde”, apontou a médica.

A coordenadora de Gestão de Qualidade do Centro de Saúde, Yrlene Veloso Cherques, lembrou que o processo de acreditação começou em 2004, mas se intensificou nos últimos quatro anos. “É um trabalho difícil, porque cada profissional acha que está fazendo tudo certo. Com a acreditação, precisam ser seguidos padrões de qualidades e implementados processos“, explicitou. Segundo Marisa Villarinho, enfermeira que atua na área de Gestão da Qualidade do Centro de Saúde, ser acreditado é uma grande conquista porque é um longo trabalho feito por toda a equipe de profissionais que fazem parte do Centro de Saúde. Marisa destacou, ainda, o grande diferencial de tratar-se de um longo trabalho - ele vai amadurecendo com o tempo e melhorando a cada dia: “Nossa primeira intenção em ser acreditado sempre foi melhorar o serviço prestado ao usuário e o que nós precisamos fazer de agora em diante é manter essa satisfação do usuário, ter certeza de que todo o trabalho que desenvolvemos vai continuar impactando a atenção que prestamos a essa população”, analisou Marisa.

O outro lado da prestação do serviço: o usuário

Os usuários do Centro de Saúde confirmam a qualidade do serviço prestado. Alice Maria Penha, 18 anos, moradora da Comunidade Agrícola do Complexo de Manguinhos, falou que desde novembro de 2011 traz seu filho ao CS. Antes, ela o levava para uma Clínica de Saúde da Família em Del Castilho. Segundo ela, a criança ficou dois meses sem consulta médica porque não havia vagas; foi quando Alice conheceu o Centro de Saúde e passou a utilizar os serviços por ele prestados. “Na primeira vez que estive no Centro de Saúde expliquei que meu filho, que tinha cinco meses de vida e  estava há dois deles sem ir ao pediatra, imediatamente marcaram uma consulta para ele e, desde então, todo mês venho aqui para cuidar da saúde do meu bebê. O atendimento no Centro de Saúde é excelente, a marcação das consultas é rápida e os profissionais são extremamente cuidadosos e atenciosos com o meu filho. Antes eu pensava em fazer um plano de saúde para ele, mas depois que estive aqui vi que não havia necessidade de gastar um dinheiro que me faria falta no fim do mês, se tão perto da minha casa meu filho poderia ter um atendimento digno e de qualidade.

Betina Silva Andrade, 35 anos, moradora da Comunidade de Vila Turismo, também pertencente ao Complexo de Manguinhos, tem utilizado os serviços do Centro de Saúde há quatro meses. Segundo ela, o atendimento prestado é muito bom, pois os médicos e enfermeiros que realizam o atendimento são sempre muito cuidadosos nas consultas. “Gosto muito de trazer meu filho aqui, pois tenho certeza de que ele sempre está sendo bem tratado. Ele vem aqui desde que nasceu e nunca ficou doente, pois eles trabalham muito na questão da prevenção para evitar algumas doenças. Moramos em um território que é cercado de problemas por todos os lados, então, é muito bom para uma mãe saber que, pelo menos no que diz respeito à saúde, nossos filhos estarão protegidos”.  

Centro de Saúde tem 200 profissionais e atende cerca de 45 mil pessoas

O informe sobre a outorga da certificação foi enviado na quarta-feira (28/3) ao Centro de Saúde pela coordenadora de Acreditação de Serviço de Saúde do Consórcio Brasileiro de Acreditação, Ana Tereza Cavalcanti de Miranda, com o relatório final da avaliação. No documento, o cumprimento da coordenadora: “Cumpre-nos, em nome do CBA e da JCI, renovar nossos mais elevados elogios e reconhecimento pelo esforço e dedicação demonstrados pela equipe da instituição”.

O Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, vinculado à Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, foi criado em 1967. Hoje, conta com 200 profissionais e atende cerca de 45 mil pessoas, na sua maioria moradores do Complexo de Manguinhos. A unidade realiza por ano aproximadamente 78 mil visitas domiciliares, com suas sete equipes do Programa de Saúde da Família (PSF); 64 mil exames laboratoriais; 33 mil atendimentos na farmácia, com entrega de medicamentos; 14 mil imunizações; 25 mil atendimentos médicos e 15 mil atendimentos feitos por outros profissionais de nível superior (nutricionistas, psicólogos e outros).

*Com informações e fotos da Agência Fiocruz de Notícias




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