sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Moradores do Sul do Estado vão ganhar CEREST


Membros da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) decidiram durante reunião que o novo Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest) será implantado na Região de Saúde/Sul. Até o final do ano, os gestores de saúde dos municípios do Sul do estado devem marcar um encontro colegiado para definirem responsabilidades e o município de implantação do Cerest.
O Ministério da Saúde autorizou dez estados implantarem novos Cerest, sendo um em Roraima. Os secretários de saúde dos municípios de Rorainópolis, Caracaraí, Caroebe, São Luiz do Anauá e São João da Baliza pretendem implantá-lo pensando em uma lógica regional, ou seja, para que a unidade atenda aos trabalhadores de toda a região Sul.
Segundo a secretária executiva da CIB, Maria Emília Amorim, há uma forte discussão do município de Iracema fazer parte da Região de Saúde/Sul.  Antes da implantação, haverá uma reunião para definir as formas de atendimento. Na manhã desta quinta-feira (17), a Secretaria Estadual de Saúde Roraima (Sesau) vai encaminhar a proposta ao MS e a implantação deverá acontecer no próximo ano.
SERVIÇOS
A unidade deve atuar na saúde do trabalhador tanto na assistência, na vigilância e controle dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, como na promoção da saúde. Para isso, o Centro terá uma equipe mínima de dez profissionais, sendo quatro de nível médio, sendo um assistente administrativo, um técnico de segurança do trabalho e dois auxiliares de enfermagem. Além de seis profissionais com nível superior nas seguintes áreas: medicina, enfermagem, fisioterapia e assistente social.
O Cerest atende trabalhadores formais e informais com suspeita de agravos a saúde relacionada ao trabalho. Na unidade é verificada a causa do agravo ou da doença. Uma equipe da unidade é enviada uma equipe técnica ao local de trabalho do paciente.
Os profissionais analisam toda a vida pregressa do trabalhador, na qual é verificada a função exercida pela pessoa, como os serviços eram exercidos pelo trabalhador e por quanto tempo. Com isso, é verificado se o problema apresentado pelo paciente está relacionado ao trabalho. 


Quando vai chegar a vez do Municipio do Rio? 



0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons