sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Mais 80 moradoras iniciam capacitação de adereços natalinos



            Como parte das ações sociais no Conjunto Cruviana, as moradoras iniciaram esta semana, de 14 a 18 de novembro, mais uma etapa dos cursos de confecção de adereços natalinos. Mais 80 mulheres participam da capacitação que tem o objetivo de contribuir para a geração de emprego e renda para a comunidade.
            A ação faz parte do projeto Cruviana Legal – Todos por um futuro melhor, realizado pela Prefeitura de Boa Vista por meio da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur).
            As moradoras participam de cursos sobre fuxico, reciclagem com garrafas pet, arranjos, decoração em caixas MDF, guirlandas de natal, decupagem e Patch Aplique. Os cursos são ministrados de segunda a sexta, até o dia 25 de novembro, das 14h às 18h, na praça do Conjunto Cruviana.
            De 7 a 11 de novembro, 80 mulheres participaram da primeira etapa, recebendo a capacitação. Até o fim da ação, 240 moradoras sairão do Cruviana Legal com uma nova forma de geração de renda.
            Os adereços natalinos serão vendidos no dia 26 de novembro durante uma exposição dos produtos confeccionados. O valor arrecadado será distribuído entre as participantes.
Sem ocupação fora do lar, a dona de casa Teresinha Salasar destacou que a ação será muito importante para ampliar a renda da família e também adquirir novos conhecimentos. “Estou muito feliz em poder participar desse curso bem perto de casa. A comunidade do Cruviana vai terminar o ano com casa própria, renda extra e muitos outros benefícios”, disse.
CRUVIANA LEGAL - A ação é realizada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur) e tem o objetivo de beneficiar diversas famílias de baixa renda que foram atendidas com o Programa Minha, Casa Minha Vida.
O projeto técnico-social contempla várias etapas de execução em ações a serem realizadas no bairro Cruviana. Serão realizadas com a comunidade oficinas de trabalhos manuais, com o enfoque no artesanato regional, atendendo mulheres chefes de família.
Ainda haverá oficinas de dança e hip-hop para os adolescentes e jovens da comunidade. “Esta capacitação será um espaço de discussão e promoção do conhecimento, geração de renda e emprego, impactando na redução de danos familiares, inter-relacionados com a violência, drogas e entre outros danos causados pela situação de vulnerabilidade social”, disse Maria Helena.
No término das oficinas será realizada uma exposição dos produtos confeccionados pelas mulheres, que serão divulgados e comercializados com a população do bairro.

Bem que a Prefeitura do Rio poderia impolantar esse mesmo programa aqui na Zona Oeste.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons