segunda-feira, 10 de outubro de 2011

TODDYNHO: Exames apontam que achocolatado estava com o mesmo PH de produtos de limpeza

 










LOC/REPÓRTER: O Laboratório Central do Rio Grande do Sul, já examinou 23 amostras do achocolatado da marca Toddynho.  Até o momento, um lote foi confirmado com PH inadequado para consumo. A responsável pelo setor de alimentos da Vigilância Sanitária do Rio Grande do Sul, Susete de Almeida, afirma que isso explica os sintomas relatados pelos pacientes que sofreram intoxicação.
TEC/SONORA: A responsável pelo Setor de Alimentos da Vigilância Sanitária do Rio Grande do Sul, Susete de Almeida
"Normalmente o PH é medido de um a 14. O alimento tem no máximo um PH 7. Já esse PH de 13.13 é característica de um produto de limpeza e confere com o que foi observado que foi uma falha na higienização do equipamento. Esse PH de 13.13 é um PH de água sanitária, é um PH de soda cáustica, produtos de limpeza em geral tem esse PH. Um alimento nunca tem esse PH."
LOC/REPÓRTER: Todos os lotes de Toddynho já foram interditados no estado e a venda só voltará a ser liberada depois que novos lotes do produto forem analisados. Até lá, a responsável pela Vigilância local reforça a orientação.
TEC/SONORA: A responsável pelo Setor de Alimentos da Vigilância Sanitária do Rio Grande do Sul, Susete de Almeida
"Que não seja consumido nenhum lote de toddynho por enquanto até que se tenha certeza de quais produtos estão aptos para consumo. Quem consumiu e teve algum sintoma como ardência de boca, de língua, de aftas, bolhas, ferimentos na boca, tem que procurar um atendimento médico e tem que informar a vigilância para informar os sintomas e o lote do produto que foi ingerido."
LOC/REPÓRTER: Já foram contabilizadas 39 suspeitas de intoxicação, em 15 municípios gaúchos.Os resultados dos exames serão encaminhados para a Anvisa.
Reportagem, Vanessa Silvestre

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons