domingo, 16 de março de 2014

Partos dos sonhos das mães


Em unidade pública, grávida planeja detalhes do momento de dar à luz, sempre de forma natural
BEATRIZ SALOMÃO


Rio - ‘Quero ter meu bebê em uma banheira com água morna, pétalas de rosa e algumas velas aromatizantes ao redor. Como acompanhantes, minha mãe e meu marido. Aliás, quero que ele corte o cordão umbilical”. Na Casa de Parto David Capistrano, em Realengo, o desejo da gestante é uma ordem.

A unidade pública, da Secretaria Municipal de Saúde, comemorou dez anos este mês com a marca de 2.340 nascimentos e uma particularidade: todos são naturais, ou seja, sem anestesia ou cortes. As paredes rosa, decoradas com fotos, consultórios que parecem salas de estar e a ausência de profissionais uniformizados fazem com que o espaço em nada lembre uma unidade hospitalar. Não há médicos, e todo acompanhamento — do teste de gravidez ao parto — é feito por enfermeiras obstetras que conhecem as mães pelo nome. Mas o grande diferencial é o momento do parto, que acontece em suítes decoradas como muitas residências, com cama de casal, quadros na parede e poltronas. Tudo é planejado antes.
Swerley da Silva, 33, aguarda a chegada do seu quarto filho. Ela deseja que o bebê nasça na Casa de Parto, onde ela faz o pré-natalFoto: Fernando Souza / Agência O Dia

Lista de desejos

Quando completa 37 semanas de gravidez, a mulher escreve o ‘Plano de Parto’, onde inclui detalhes: música que quer ouvir, decoração do quarto, quais serão os acompanhantes e o que quer comer durante o trabalho de parto. Há casos inusitados, como funk na hora do nascimento, pedidos de massagem e desejo de almoçar arroz com feijão. 


“Eu quero parir sentada e ouvindo a música da Aline Barros. Pela primeira vez, poderei ter acompanhantes”, disse a balconista Swerley da Silva, 33 anos, que está na quarta gravidez. Segundo Leila Gomes Ferreira de Azevedo, diretora da Casa de Parto e enfermeira obstetra há 30 anos, as posições de lado, de cócoras e na banheira são os modos ‘campeões’ entre as gestantes e considerados os mais confortáveis. “Cerca de 10% têm plano de saúde, mas na rede privada não há esse parto. Já tivemos mulheres da Alemanha, Inglaterra e Espanha aqui”, conta. 
Gláucia, 28, e a filha Kayllane, 6, esperam a chegada de mais uma meninaFoto: Fernando Souza / Agência O Dia

Há seis meses, Shayene Elias de Carvalho, 20, deu à luz Raí Felipe. A estudante pariu sentada na ponta da cama, com os pés em um pequeno banco. Todo o trabalho de parto, que durou 12 horas, foi acompanhado pela mãe e pelo marido. “Tentei várias posições até achar aquela em que me senti mais confortável”, relata, acrescentando que os profissionais colocaram o perfume que ela pediu no quarto, porta retratos e bolas no teto. “Me senti muito acolhida, conhecia todas as enfermeiras pelo nome”. 


Com 39 semanas de gestação, a dona de casa Gláucia da Silva, 28 anos, aguarda o nascimento da segunda filha, Yanns. O primeiro parto também foi na unidade, há seis anos, quando nasceu Kayllane da Silva. O cordão umbilical da filha foi cortado pelo pai da menina. “Há atenção e carinho na casa”.

Mulheres precisam ser saudáveis 


Cerca de 200 mulheres são acompanhadas na Casa de Parto. Para dar à luz na unidade, a gestação deve ser de baixo risco e a mãe não pode ter doenças como hipertensão e diabetes. Além do pré-natal, as mulheres participam de oficinas, em que são abordados temas como vínculo com o bebê, mudanças do corpo e trabalho de parto. Uma ambulância fica 24 horas de plantão no quintal da unidade. Em caso de complicação, a mulher é transferida para o Hospital Municipal Mariska Ribeiro, em Bangu.

Moda entre as famosas 


Entre modelos e artistas, o parto natural também é uma opção. Foi na banheira de casa que a modelo Gisele Bündchen deu à luz Benjamin, 3 anos, e Vivian, de 1 ano. O parto foi feito pela catarinense Mayra Calvette, amiga da top model, e por uma parteira americana. A modelo mora a cerca de vinte minutos de um hospital. O trabalho de parto da caçula levou três dias. 


A nutricionista Andréa Santa Rosa, esposa do ator Marcio Garcia, teve três dos quatro filhos pelo parto natural. O último, João, nasceu no início do mês e, mesmo sendo prematuro, foi possível recorrer à modalidade. O menino nasceu na Perinatal, porém fora do centro cirúrgico, segundo o ator.





    0 comentários:

    Postar um comentário

     
    Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons