domingo, 8 de setembro de 2013

Ministério da Cultura e Fiocruz assinam termo de cooperação




Objetivo é apoiar ampliação e sustentabilidade de ações integradas entre cultura e saúde




da redação do Jornal da Saúde
com informações do Ministério da Cultura


A ministra da Cultura, Marta Suplicy, e o presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Paulo Gadelha, assinaram nesta quinta-feira (5), acordo de cooperação técnica entre as duas instituições. O objetivo é apoiar a ampliação e a sustentabilidade de ações integradas entre cultura e saúde. O acordo permitirá que as diversas áreas do Ministério da Cultura, como secretarias e diretorias, possam estabelecer parcerias com a Fundação para potencializar seus projetos e programas.


Na solenidade, realizada na sede da Fundação, no Rio de Janeiro, a ministra destacou a importância da integração entre cultura e saúde para os CEUs das Artes (Centros de Esportes e Artes Unificados): "Acredito piamente nessa ligação. Para nós, da Cultura, é uma honra ter um acordo assinado com esta Fundação que cruza fronteiras e é referência mundial", afirmou.


Paulo Gadelha também ressaltou a importância do acordo, que permitirá levar promoção da saúde e construção da cidadania à população. Segundo ele, a Fundação já tem buscado integração com a cultura – no campo da memória, do patrimônio histórico e da inclusão social e diversidade cultural. "E agora teremos essa experiência, nesse sentido mais amplo, de um projeto tão importante que associa, de maneira integrada, a questão das artes e dos esportes, entre outros elementos que têm marcado a linha de atuação do Ministério da Cultura", afirmou o presidente da Fiocruz.


Com essa parceria, o Ministério da Cultura pretende desenvolver ações de conscientização e melhoria da saúde, levando informações sobre saúde, cidadania e qualidade de vida aos equipamentos culturais geridos pela instituição, como os CEUs das Artes.


Ao lembrar que grande parte do público beneficiado pelos CEUs das Artes é formada por idosos, Marta Sulpicy afirmou que essa integração é importante porque será possível não só cuidar da alma, mas também do corpo das pessoas."A cultura é o alimento da alma, mas a alma é alimentada pelo corpo", disse.


Ainda em 2013, já está previsto o repasse de R$ 2 milhões, por meio de um termo de cooperação entre Fiocruz e a Diretoria de Infraestrutura Cultural (DINC) do Ministério da Cultura, para que os CEUs das Artes possam ampliar ainda mais sua atuação. Outro termo de cooperação já assinado entre a Fiocruz e a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC), também no valor de R$ 2 milhões, refere-se à estruturação da Rede Saúde e Cultura.


Marta Suplicy se disse maravilhada com a Fundação Oswaldo Cruz e a arquitetura do Castelo Mourisco. Após a assinatura, ela recebeu dois livros que contam a história da Fiocruz e fez uma visita ao prédio principal.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons