Evento acontece no Instituto Fernandes Figueira hoje e amanhã
da redação do Jornal da Saúde
com informações do IFF/Fiocruz
Começou nesta segunda-feira (23) o I Simpósio de Inovação Hospitalar da Fundação Oswaldo Cruz. O evento será realizado até terça-feira na sede do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), no Rio de Janeiro.
O objetivo é promover um amplo debate sobre questões envolvidas no processo de inovação, desde a concepção de novas soluções até sua chegada ao mercado, o evento reunirá representantes governamentais, empresários, consultores, gestores e profissionais de unidades hospitalares. Já estão confirmadas as presenças do diretor executivo do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde da União de Nações Sul-Americanas (Isags/Unasul) e ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o chefe do Departamento de Fármacos e Biotecnologia da Superintendência Regional de São Paulo da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Igor Ferreira Bueno, do diretor do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), Marcos Musafir, e do sub-secretário de Estado de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (SECT ), Augusto Raupp.
O I SinHosp é um das atividades realizadas como resultado do projeto que o NIT-IFF vem desenvolvendo, desde novembro de 2012, com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). “A expressiva participação do Instituto no I Portfólio de Inovação da Fiocruz fez com que o Sistema Fiocruz de Gestão Tecnológica e Inovação (Sistema Gestec-NIT) visse o potencial da unidade nessa área e tudo que ela poderia agregar no âmbito da inovação na Fundação. A escolha do nosso Núcleo para receber os recursos do edital da Faperj possibilitou, entre outros produtos, a concretização desse evento, que está sendo realizado em parceria com a Coordenação de Gestão Tecnológica da Fiocruz (Gestec/VPPIS)”, relata Kátia.
a programação visa apresentar um panorama geral sobre as conquistas e desafios da inovação na área, fornecendo subsídios para uma discussão mais aprofundada. Ao longo dos dois dias, serão abordados temas relevantes para o setor como a inovação na gestão hospitalar e na atenção ao paciente; etapas do processo de inovação em equipamentos e dispositivos médicos e hospitalares; o papel do fomento na inovação em saúde; a importância do empreendedorismo no ambiente hospitalar; e casos de sucesso no âmbito da inovação em saúde.
Como primeiro resultado do simpósio, será formado um grupo de trabalho com representantes dos institutos nacionais do câncer, do de cardiologia e de traumatologia e ortopedia. A ideia é criar uma rede colaborativa com propostas que podem subsidiar a criação de políticas públicas de inovação hospitalar.
Os interessados poderão assistir ao evento, em tempo real, pelo endereço do Laboratório de Telessaúde do Instituto (Labtel -http://angelicabaptistasilva.com/telehealth)


15:37
Helox8

Posted in:
0 comentários:
Postar um comentário