quinta-feira, 16 de maio de 2013

Um terço da população mundial não terá acesso a saneamento básico até 2015






Relatório da OMS e Unicef aponta que Meta de Desenvolvimento do Milênio pode não ser alcançada


da redação do Jornal da Saúde

Um relatório produzido pela Organização Mundial da Saúde e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, o Unicef, alerta que em 2015 cerca de um terço da população mundial não terá saneamento adequado em suas moradias. O percentual equivale a cerca de 2,4 bilhões de pessoas.

O relatório, intitulado “Progress on sanitation and drinking-water 2013 update”, adverte que, no ritmo atual de progresso, a Meta de Desenvolvimento do Milênio 2015 (MDG) de reduzir pela metade a parcela da população de 1990 sem saneamento não será atingida em 8% da população.

Enquanto a UNICEF e a OMS anunciaram no ano passado que a meta de água potável dos MDG foram atendidas e superadas em 2010, o desafio de melhorar o saneamento e alcançar aqueles que precisam, levou a uma chamada para acelerar o progresso.

O diretor global do Programa de Água, Saneamento e Higiene do Unicef, Sanjay Wijesekera, afirmou que a falta de saneamento é uma situação crítica e que atitudes emergenciais precisam ser tomadas pra que centenas de crianças deixem de morrer em decorrência de doenças relacionadas à falta de serviços adequados de água e esgoto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons