segunda-feira, 6 de maio de 2013

Isags promove oficina sobre determinantes sociais da saúde



Evento está sendo transmitido ao vivo pela internet na página do instituto


da redação do Jornal da Saúde
com informações do Isags

O Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde promove nesta segunda-feira (6), no Rio de Janeiro, uma oficina pra discutir aspectos relacionados aos determinantes sociais da saúde. Especialistas em saúde e em desenvolvimento social debatem, até o final da tarde, as melhorias necessárias para garantir o bem-estar da população nos países sul-americanos.

O evento recebe o ex-Secretário Executivo do Ministério do Desenvolvimento Social do Brasil e Diretor do Rio+Centre, Dr. Rômulo Paes de Sousa, para a conferência de abertura da Oficina “Nós Críticos dos Determinantes Sociais da Saúde.” A conferência está sendo transmitida online, em português, no site do ISAGS (www.isags-unasur.orgou http://aovivonaweb.tv/isags) e traduzida em tempo real para inglês e espanhol. Os participantes podem enviar perguntas e comentários através do endereço: comunicacao@isags-unasur.org, ou pelo Twitter @isagsunasur eFacebook/isags.unasursalud.

No evento será feita, pelo Dr. Sousa, uma reflexão, com atualização conceitual e política sobre a determinação social e os modelos de desenvolvimento, com vistas à reforma social e ao desenvolvimento sustentável para a redução das iniquidades presentes nos países da UNASUL, analisando em profundidade as relações entre a saúde e o desenvolvimento social na construção de políticas de intervenção sobre fatores estruturais que incidem sobre a determinação social da saúde.

Após a conferencia, começa a Oficina de Nós Críticos dos Determinantes Sociais da Saúde, com palestras de de Jaime Breihl, diretor da área de saúde da Universidade Andina Simon Bolívar; Roberto Passos, do IPEA; Marcelo Mondelli, do Instituto Social do Mercosul (ISM); Paulo Buss, da Fiocruz; Fabián Repetto, Diretor do Programa de Proteção Social do Centro de Implementação de Políticas Públicas para a Equidade e Crescimento (CIPPEC); e Rômulo Paes de Sousa, especialista em Avaliação de Políticas Públicas e médico epidemiologista, entre outros. O evento conta ainda com a participação ainda do Conselho Sul-americano de Desenvolvimento Social.

Ao final da oficina, é prevista a discussão de uma proposta de curso sobre Determinantes Sociais da Saúde e de implementação de ações conjuntas do ISAGS com o Grupo Técnico de Promoção da Saúde e Ação sobre os Determinantes Sociais e do Conselho Sul-americano de Desenvolvimento Social. Também vai ser elaborada uma carta de recomendações aos países da Unasul sobre o tema.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons