domingo, 28 de abril de 2013

Saúde do trabalhador já!




Acidentados e doentes pelo trabalho agora tem seu dia



O projeto de lei proposto pelo deputado Roberto Gouveia (PT-SP), que institui o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, a ser comemorado anualmente no dia 28 de abril, foi sancionado em 25.5.2005 e agora é a Lei federal de nº. 11.121.

Em sua justificativa, o autor do PL informa que os portadores de problemas de saúde adquiridos no trabalho podem ser exemplificados como os expostos ao amianto, à sílica e às radiações ionizantes, os intoxicados por mercúrio, organoclorados e pesticidas.

Gouveia explicou que o dia 28 de abril foi internacionalmente criado em 1969, em decorrência de uma explosão na mina de Farminghton, nos Estados Unidos, onde morreram 78 mineiros. O parlamentar reforçou a importância da data na luta por ambientes de trabalho livres do risco de doença, morte e alienação.

“A motivação desse projeto é criar uma data que permita a reflexão sobre as condições de trabalho, na certeza de que um outro mundo do trabalho é possível. Queremos relembrar nossos mortos e lutar pela vida”, defendeu o deputado.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons