segunda-feira, 1 de abril de 2013

Radis apresenta desafios de resgate do SUS



A reportagem de capa da edição de abril da Revista Radis (número 127) propõe reflexão acerca da construção do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos fatores que impedem seu pleno funcionamento. Ao adotar o verso da música ‘Comida’ (1987), dos Titãs, para a chamada de capa, a publicação expressa os anseios daqueles que nunca perderam de vista pontos cruciais que consolidariam o SUS brasileiro tal como foi concebido, mas até hoje, passadas mais de duas décadas após sua concepção, permanecem pendentes. “A gente quer inteiro, e não pela metade”, como diz a letra, que reflete a busca pela compreensão do que falta – e por que falta – ao SUS para que seu projeto se concretize.



A segunda parte da reportagem sobre o SUS aponta para a necessidade do resgate de um dos seus princípios de sustentação: a universalidade. “A universalização é o conceito mais poderoso que a saúde pública tem a oferecer”, atestou a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margareth Chan, na Assembleia Mundial da Saúde de 2012, em Genebra, Suíça. No entanto, a questão proposta pela Radis é: de qual universalização estamos falando?

A Revista traz ainda outra reportagem intitulada ‘Anos de vida saudável nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável’, na qual discute como o embate conceitual de universalidade (sistemas universais e saúde como direitoversus cobertura universal com seguros de saúde) vinha dando o tom das discussões da Saúde a respeito dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs).

A Radis de abril também destaca o avanço do Brasil na realização de mamografias pelo SUS, tendo examinado mais de um milhão de mulheres entre 50 e 69 anos no primeiro semestre de 2012. ‘O número representa aumento de 41% na realização de exames em comparação ao mesmo período de 2010’, diz a reportagem. Leia ainda as seções Comunicação e Saúde, Cartum, Súmula, Toques, Serviço e Pós-tudo. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons