segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

BRASIL PASSA A PRODUZIR ALIMENTOS BIOFORTIFICADOS



  O Brasil já está produzindo alimentos biofortificados, que contêm o dobro de vitaminas. Os produtos, desenvolvidos pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), vão ser aliados importantes no combate à desnutrição.

A biofortificação de alimentos é um processo que gera espécies de vegetais com maiores teores de micronutrientes por meio do cruzamento de plantas da mesma espécie.

No Brasil, já são cerca de 1,2 mil famílias plantando alimentos biofortificados, com expectativa de se chegar a 15 mil nos próximos três anos. O foco do projeto é favorecer a população da Região Nordeste. Atualmente, a Embrapa desenvolve sete variedades agrícolas: abóbora, arroz, batata-doce, feijão, feijão caupi, mandioca e milho.

Em 2014, a Embrapa pretende desenvolver um teste de impacto nutricional com a população para medir e comparar os resultados dos alimentos biofortificados e dos convencionais.

Outras informações podem ser acessadas na própria página do projeto.

Veja a tabela comparando o teor de vitamina de alguns alimentos convencionais com os biofortificados, referente a 1kg de alimento:

Fonte: Embrapa

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons