sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Oferta do teste do pezinho será ampliada em 5 estados e no Distrito Federal




                                                     Para estimular outros estados a oferecer exames que identificam precocemente doenças que podem levar a deficiência, o Ministério vai dobrar o valor dos recursos repassados.





Da redação do Jornal da Saúde
com informações da Agência Saúde

O governo brasileiro vai ampliar a oferta do teste do pezinho. E para isso vai redobrar o valor dos recursos repassados aos estados.

A partir de agora, o Distrito Federal, Ceará, Bahia, Mato Grosso, Pará e Mato Grosso do Sul estão habilitados na Fase III do programa, o significa que passarão a diagnosticar mais uma doença: fibrose cística. Além dessa doença, esses estados continuam diagnosticando o hipotireoidismo congênito, a fenilcetonúria e a doença de falciforme.

o Ministério da Saúde dobrará o investimento para realização da Triagem Neonatal. Hoje, R$ 52 milhões são destinados aos gestores estaduais, a partir de 2013 esse valor passará para R$ 120 milhões. O intuito é expandir e qualificar os serviços nos estados e incluir, gradativamente, a ampliação do acesso aos exames, tratamento e acompanhamento de todas as doenças definidas no escopo do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) - que realiza o Teste do Pezinho.

Outro desafio do Ministério da Saúde é conseguir fazer com que o teste seja realizado no momento ideal, com até 7 dias de nascido. Em 2011, apenas 62,11% dos recém-nascidos fizeram a coleta de sangue dentro deste período.

Edição online: Tina Szabados

* O Jornal da Saúde é um telejornal  ao vivo. Exibido todo dia, às 13h. Reprise às 16h30 e às 18h30. Veja vídeos de nossas edições anteriores.

Siga o Canal Saúde no Twitter e curta a nossa página no Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons