terça-feira, 27 de novembro de 2012

SUS passa a oferecer teste rápido para diagnosticar tuberculose



                                                                                                                        Tainah Medeiros    




O SUS (Sistema Único de Saúde) vai passar a oferecer um teste rápido para diagnosticar a tuberculose. O teste, chamado GeneXpert, deve estar disponível até o segundo semestre de 2013 e consegue detectar a doença em duas horas. Além disso, identifica se o paciente é resistente ou não ao antibiótico usado no tratamento da tuberculose.


A análise é automática, sem a necessidade de manuseio das amostras pelo profissional, o que diminui o risco de contaminação. Desde fevereiro de 2012, 13.307 testes experimentais foram realizados em Manaus, capital do Amazonas, e na cidade do Rio de Janeiro. Dos exames feitos, 14,2% deram positivo.

O resultado do teste tradicional sai em 24 horas, sendo necessários outros 60 dias para cultivar a microbactéria e mais 42 dias para se obter o diagnóstico de especificidade e sensibilidade ao medicamento. Ainda assim, a precisão do teste é de cerca de 60% a 70%. Com o novo método, os índices de sensibilidade são de 92,5% e os de especificidade chegam a 99%.

O teste rápido, além de aumentar os percentuais de detecção da doença, vai agilizar o diagnóstico da chamada “tuberculose resistente” e, consequentemente, permitirá uma redução da morbidade e mortalidade. Em 2011 foram registrados 71.337 casos de tuberculose, e a incidência ficou em torno de 37,1 novos casos a cada 100 mil habitantes.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons