quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Prefeitura do Rio e Unicef firmam parceria para estimular prática esportiva



O projeto “Vamos Jogar? - Esporte para o Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes da América Latina e do Caribe?” visa a promover o acesso ao esporte e à recreação inclusivos e seguros de crianças e adolescentes.


Da redação do Jornal da Saúde
com informações da Prefeitura do Rio de Janeiro

A Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro lançou uma parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância, o Unicef, para facilitar o acesso de crianças e adolescentes ao esporte. O projeto é uma iniciativa articulada pelo Instituto Pereira Passos e pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Coordenado pelo Instituto Pereira Passos (IPP) e pela Secretaria municipal de Esportes e Lazer, o projeto “Vamos Jogar? - Esporte para o Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes da América Latina e do Caribe?” visa a promover o acesso ao esporte e à recreação inclusivos e seguros de crianças e adolescentes mais vulneráveis, incluindo as que têm qualquer tipo de deficiência, por meio de políticas públicas e ações de comunicação e mobilização.

A parceria associa as experiências complementares do Unicef e do Rio de Janeiro e vai utilizar os grandes eventos esportivos que acontecerão na cidade, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, como plataforma de apoio para a América Latina e o Caribe.

- Nosso objetivo é converter os direitos das crianças em realidade. Essa é uma iniciativa para que todas possam usufruir o direito ao esporte, de brincar e à recreação. Precisamos garantir espaços para práticas de esportes seguros e inclusivos e a Prefeitura do Rio tem bons exemplos de como fazer essa inclusão, através dos equipamentos de grande qualidade, como as vilas olímpicas e os espaços dentro das escolas. Queremos que as cidades da América Latina e do Caribe se inspirem no que está acontecendo no Rio - afirmou o diretor regional do Unicef, Bernt Aasen.

Entre as iniciativas previstas no projeto estão a articulação de prefeitos das maiores cidades da América Latina e do Caribe, a mobilização da sociedade e, em especial, a participação de atletas e adolescentes através das redes sociais. O plano também prevê o desenvolvimento de indicadores que permitam medir o progresso do acesso ao esporte inclusivo na região.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 71% das 1379 escolas municipais oferecem prática esportiva. A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer realiza ações inclusivas, com programas como o Rio em Forma Olímpico, além de equipamentos como o Ginásio Experimental Olímpico (GEO) e as vilas olímpicas.

De acordo com o IPP, o desenvolvimento do projeto passará por oito fases: diagnóstico do esporte no RJ; mapeamento das iniciativas esportivas existentes, junto ao setor privado, ONGs e organizações comunitárias; mapeamento das necessidades das comunidades em áreas pacificadas; formação de grupo de trabalho; cruzamento das demandas com as ofertas; planejamento integrado de ações (público, privado e 3º setor); captação de recursos; e execução.

- O que será feito através desse projeto é a transferência de experiências e de boas práticas na área de esporte, como ferramenta de desenvolvimento e inclusão social. Metodologias, procedimentos e técnicas de trabalho serão debatidos, buscando indicadores na área de políticas públicas, formação e educação de cada indivíduo, não só como atleta, mas também como cidadão – ressaltou o secretário de Esportes e Lazer, Romário Galvão. 



* O Jornal da Saúde é um telejornal ao vivo. Exibido todo dia, às 13h. Reprise às 16h30 e às 18h30. Veja vídeos de nossas edições anteriores

Siga o Canal Saúde no Twitter e curta a nossa página no Facebook.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons