Foto: Divulgação
Verificamos em alguns perfis das redes sociais que os moradores do município de Duque de Caxias (Rio de Janeiro) denunciam a falta de bolsas ostomizadas na região. Uma pessoa ostomizada é aquela que precisou passar por uma intervenção cirúrgica para fazer no corpo uma abertura ou caminho alternativo de comunicação com o meio exterior, para a saída de fezes ou urina, assim como auxiliar na respiração ou na alimentação. Essa abertura chama-se estoma.
O Ministério da Saúde esclarece que repassa aos Estados e Municípios valores mensais para financiamento da saúde. As bolsas para ostomizados podem ser adquiridas com estes recursos repassados e com recursos próprios do município ou do estado, pois o financiamento da saúde é feito pelas três esferas de governo. Ressaltamos que, de acordo com registro no Sistema de Informações Ambulatoriais do Sistema Único de Saúde (SUS), consta a aquisição de 1.835 bolsas para ostomizados em 2012 pelo município de Duque de Caxias (RJ).
De qualquer forma, enviamos o caso ao Departamento Nacional de Auditorias do SUS (Denasus) para apuração e investigação. É importante que o cidadão denuncie casos como esse, pois assim, estarão colaborando com as fiscalizações dos serviços prestados pelo SUS. O canal de denúncias, críticas e sugestões do Ministério da Saúde é a Ouvidoria por meio do 136 ou pelo link http://189.28.128.122:9443/ouvidorsus_producao/Portal.do.
Estamos à disposição para mais esclarecimentos em nossos perfis.
Fonte: Blog da Saúde
0 comentários:
Postar um comentário