domingo, 21 de outubro de 2012

Vamos Brincar de Estudar?





RESOLUÇÃO DO SIMULADO
UNIUVAno:2012
CÓDIGO: 123931

Questão:1 de 10



O cenário político, no final da década de 70, foi marcado por movimentos sociais, impulsionados pelas diversas esferas da sociedade, como sindicatos, associações de profissionais, entidades religiosas, movimentos por direitos humanos e setores do corpo técnico dos serviços públicos. A discussão se dava em torno da precariedade das condições de vida, a carência das periferias e a ditadura militar já em crise. Nesse contexto, foram desenvolvidos estudos e debates que resultaram no Movimento pela Reforma Sanitária, em que foram colocadas e debatidas propostas para a criação de um sistema único de saúde, o que passaria a ser conhecido como SUS. Nos anos 80 aconteceu a VIII Conferência Nacional de Saúde, que resultou na publicação de um documento que serviu de base para os trabalhos da Assembleia Constituinte. Sobre o Sistema único de Saúde, assinale a alternativa correta:

A. O SUS foi criado pela Lei nº 8080, de 1990, denominada Lei Orgânica da Saúde.

B. O SUS foi criado pela Constituição Federal promulgada em 1988, e alterou profundamente o sistema de competências da área de saúde, estabelecendo a responsabilidade do governo federal quanto à prestação e defesa da saúde.

C.Segundo o artigo 199 da Constituição Federal, as Instituições de saúde privada não poderão participar do sistema único de saúde.

D. Entre os níveis de atenção à saúde tem-se a atenção primária, que diz respeito a serviços de alta complexidade, realizada por especialistas de diferentes áreas, requerendo, em geral, algum tipo de internação.

E. O Sistema Único de Saúde será financiado com recursos do orçamento da seguridade social, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios com atendimento integral e prioridade para as atividades preventivas


Qual é a Resposta Correta?



SOLUÇÃO DO SIMULADO
 Energia Essencial Ano:2012
CÓDIGO: 123931

Questão:2 de 10

São princípios do Sistema Único de Saúde – SUS:

I – universalidade;

II – integralidade;

III – contabilidade.

Quais afirmativas acima estão corretas?
A.

apenas I e II
B.

apenas I e III
C.

apenas II e III
D.

todas as afirmativas acima

Qual a Resposta certa?



RESOLUÇÃO DO SIMULADO
 Energia Essencial Ano:2012
CÓDIGO: 123931

Questão:3 de 10



Indique a alternativa incorreta:
A.

As instituições privadas poderão participar, de forma complementar, do sistema único de saúde;
B.

O instrumento jurídico adequado para a formalização da participação da iniciativa privada no SUS é o contrato de direito público ou convênio;
C.

É permitida a destinação de recursos públicos para auxílio ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos;
D.

A participação complementar no SUS deve, preferencialmente, ser formalizada com as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.

Qual a Resposta Correta?



RESOLUÇÃO DO SIMULADO
 CONSULPLAN ConsultoriaAno:2012
CÓDIGO: 123931

Questão:4 de 10



O processo de implantação do SUS tem sido orientado por instrumentos chamados Normas Operacionais, instituídas por meio de portarias ministeriais. Estas normas definem as competências de cada esfera de governo e as condições necessárias para que Estados e Municípios possam assumir as responsabilidades e prerrogativas dentro do Sistema. Acerca da implantação do SUS é INCORRETO afirmar que as normas são
A.instrumentos usados para definir estratégias.
B.instrumentos usados para definir aspectos operacionais.
C.instrumentos usados para definir as políticas da organização.
D.instrumentos usados para definir quem será o agente comunitário a trabalhar na unidade.
E.pactuadas pelos gestores.

Qual a resposta correta?



RESOLUÇÃO DO SIMULADO
Órgão:Prefeitura de Pratinha  Ano:2012
CÓDIGO: 123931

Questão:5 de 10



Analise as afirmativas abaixo:

I. Antes de realizar a visita é necessário planejá-la: ter claro o motivo da visita, definir o tempo de duração e as perguntas que serão feitas.

II. Não é objetivo da visita domiciliar conhecer as con-dições de moradia, de trabalho, os costumes e valo-res da comunidade, pois o agente já deve ter clareza destes aspectos antes de fazer a visita.

III. É objetivo da visita domiciliar identificar os princi-pais problemas de saúde das pessoas que moram no território.

IV. É objetivo da visita domiciliar identificar as famílias carentes e levar a cesta básica mensalmente.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:

A. I e II.
B. I e III.
C. III e IV.
D. I, II e IV.
E.II, III e IV.

Qual a Resposta Correta?


RESOLUÇÃO DO SIMULADO
Órgão:Prefeitura de Pratinha
Cargo:Agente Comunitário de Saúde Ano:2012
CÓDIGO: 123931

Questão:6 de 10


Um Agente de Combate às Endemias durante uma visita domiciliar encontrou a seguinte situação: - Uma família com-posta de três crianças pequenas e da mãe. Vivem na casa os quatro, sem a presença do pai. As crianças estão brincando no chão de terra batida, ao lado de uma valeta rasa de esgoto a céu aberto. Diante dessa situação é atribuição do Agente de Combate às Endemias:

A .Cadastrar a família, realizar orientações sobre os riscos ambientais e sanitários os quais a família está exposta e discutir o caso em Equipe.
B. Considerar que essa situação é um problema cultural e social, portanto não cabe, neste caso, uma orientação educativa em saúde.
C .Discutir o caso com a sua Equipe já que se trata de uma família inadequada e por isto, considerada de alto risco.
D. Retirar as crianças da terra imediatamente, repreender a mãe e advertir que se as crianças voltarem a brincar na terra o Conselho Tutelar será acionado.
E .Deixar como está, pois a situação está presente em várias comunidades, sendo o ACE não está apto para resolver o problema.


Qual a Resposta Certa?



RESOLUÇÃO DO SIMULADO
Órgão:Prefeitura de Pratinha Cargo:Agente Comunitário de Saúde Ano:2012
CÓDIGO: 123931

Questão:8 de 10



No grupo de planejamento familiar, um casal pode optar pelos métodos naturais de concepção, dentre os quais pode-se indicar

A.uso de contraceptivo oral;
B.a vasectomia;
C.o método Billings;
D.uso de dispositivo intra-uterino;
E.a laqueadura.

Qual a resposta certa?



RESOLUÇÃO DO SIMULADO
Órgão:Prefeitura de Pratinha Cargo:Agente Comunitário de Saúde Ano:2012
CÓDIGO: 123931

Questão:9 de 10


Sobre a Hipertensão arterial sistêmica, assinale a afirmativa INCORRETA:

A. A medida da pressão arterial em crianças é recomendada em toda avaliação clínica após os três anos de idade, pelo menos anualmente, como parte do seu atendimento pediátrico primário.
B. Manguitos mais longos e largos são necessários em pacientes obesos, para não haver superestimação da pressão arterial.
C.O efeito do avental branco é a diferença de pressão obtida entre a medida conseguida no consultório e fora dele, desde que essa diferença seja igual ou superior a 20 mmHg na pressão sistólica e/ou de 10 mmHg na pressão diastólica.
D. Modificações de estilo de vida não refletem no desenvolvimento da hipertensão arterial sistêmica em indivíduos com pressão limítrofe.
E. A participação de vários profissionais da área da saúde, com uma abordagem multidisciplinar, pode facilitar a adesão ao tratamento anti-hipertensivo e consequentemente aumentar o controle da hipertensão arterial.

Qual a Resposta Correta?


RESOLUÇÃO DO SIMULADO
Órgão:Prefeitura de Pratinha Cargo:Agente Comunitário de Saúde Ano:2012
CÓDIGO: 123931

Questão:10 de 10



A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, a cada dia, 100 mil crianças tornam-se fumantes em todo o planeta. Cerca de cinco milhões de pessoas morrem, por ano, vítimas do uso do tabaco. Sobre o tabagismo, é INCORRETO afirmar:

A.  A cessação do tabagismo é a medida mais efetiva para reduzir o risco de desenvolvimento da doença pulmonar obstrutiva crônica e interromper sua progressão.
B.  A maioria dos tabagistas inicia o hábito quando jovem e, somente depois de alguns anos fica viciada na nicotina presente no tabaco.
C. Fumar acelera a taxa de diminuição da densidade óssea, a força muscular e a função respiratória.
D. Os efeitos do tabagismo são cumulativos e de longa duração.
E .O risco de contrair doenças associadas ao fumo aumenta com a duração e a quantidade da exposição.

Qual a Resposta Correta?



0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons