sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Profissionais de saúde devem ser informados dos riscos no local de Trabalho - diz especialista




Luanda - A especialista em medicina interna Alice Martins disse hoje em Luanda, que todo o profissional de saúde deve ser informado dos riscos a que está exposto no local de trabalho e receber instruções sobre os meios de prevenção e controlo.


A médica em saúde ocupacional falava sobre biossegurança em serviços de saúde, no Congresso da Clínica Girassol que teve início quinta-feira, em luanda.


Segundo Alice Martins, a aplicação de ações preventivas, o uso de equipamento de proteção individual, a organização do ambiente de trabalho e, principalmente, a consciencialização do trabalhador e do empregador permitem evitar ou minimizar danos à saúde de todos os envolventes.




De acordo com a especialista, o profissional de saúde vive o dilema de ter que suprir as necessidades dos seus doentes, estando por outro lado exposto ao risco de contaminação , sendo esta problemática relevante do ponto de vista ético e deontológico desde o advento e progressão da epidemia do VIh e infecção pelo VHB.


O controle da infecção e a biodegradável a nível das instituições de saúde tem como primordial objectivo os riscos ocupacionais no ambiente do trabalho para proteção dos funcionários e dos doentes.



Definiu biossegurança no hospital como o conjunto de acções que os trabalhadores podem realizar para prevenir, diminuir ou eliminar os riscos a que estão sujeitos no seu ambiente de trabalho.


"Ao adaptarmos procedimentos específicos para evitar ou minimizar os riscos de atividades potencialmente perigosas que envolvem organismos vivos, estamos a aplicar a biossegurança" frisou.


Avançou que tais procedimentos são amplamente adaptados em hospitais, quarentenas e laboratórios que pesquisam ou produzem organismos patogênicos ou outros potencialmente nocivos à saúde humana e ao meio ambiente .


A palavra biossegurança é uma designação genérica da segurança nas atividades que envolvem organismos vivos e uma junção da expressão segurança biológica que se refere a atividades voltada para o controle e a redução de riscos relacionados à exposição, manipulação e uso de organismos vivos que podem ser nocivos para o homem, animais e meio ambiente.
Fonte:http://www.portalangop.co.ao

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons