segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Inscrições abertas para mestrado em Vigilância no RJ




Estão abertas as inscrições para o mestrado profissional em Vigilância em Saúde na Região Leste do Estado do Rio de Janeiro, da ENSP/Fiocruz. Ao todo, estão sendo oferecidas 20 vagas. O objetivo do curso é formar um quadro técnico altamente qualificado e com condições favoráveis à produção de novos conhecimentos e inovações na área da vigilância em saúde nessa região. Ela é considerada foco, pois representa um espaço geográfico com concentração de baixos números para os indicadores de condições de saúde. Esta formação, reconhecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma proposta de ensino integrante do mestrado profissional em Saúde Pública do Programa de Pós-Graduação da ENSP. As inscrições vão até o dia 9 de novembro. Todas as informações e a bibliografia podem ser conferidas no edital.



O curso é voltado para profissionais de nível superior interessados em contribuir para a melhoria das condições gerais de vida e saúde na Região Leste do Estado do Rio de Janeiro. Dentre eles serão priorizados candidatos que possuam vínculos de trabalho com instituições atuantes na região citada, atuantes nas áreas da saúde, ambiente, educação, planejamento, gestão, segurança pública e desenvolvimento regional/local, conforme critérios rigidamente pré-estabelecidos e divulgados no edital de seleção. 



Com esta formação, espera-se que os profissionais incorporem um instrumental de conhecimentos e técnicas que possam ser amplamente utilizados para melhor enfrentamento e equacionamento dos grandes problemas de saúde existentes na Região Leste do Estado do Rio de Janeiro. A coordenação do curso está sob a responsabilidade dos pesquisadores do Departamento de Endemias Samuel Pessoa da ENSP Luciano Medeiros de Toledo, André Reynaldo Santos Périssé e Gil Sevalho. 



O curso será conduzido sob regime de tempo parcial e por meio de atividades predominantemente presenciais. Ele terá duração de 24 meses, com carga horária total de 1.530 horas, sendo 990 horas para atividades disciplinares e 540 horas para atividades de elaboração da dissertação. A grade de formação conta ainda com 4 disciplinas optativas que poderão elevar a carga horária final para no máximo 1.890 horas. As atividades presenciais, de caráter eminentemente teórico-conceitual, serão desenvolvidas ao longo de 11 módulos disciplinares, um a cada mês.



Os candidatos interessados deverão preencher o formulário eletrônico de inscrição, disponível no site da Plataforma Siga. Posteriormente, o formulário deverá ser impresso, assinado e encaminhado, via correios (Sedex 10), junto com os documentos exigidos no edital, para o Serviço de Gestão Acadêmica da ENSP. 



A seleção será realizada em três etapas: a primeira, eliminatória, consistirá de prova de conhecimentos específicos. A segunda etapa, também eliminatória, consistirá de prova de inglês. A terceira etapa, classificatória, será a análise de currículo, análise da carta de intenção e entrevistas. Todas as informações poderão ser obtidas no edital disponível na Plataforma Siga. A previsão é que as aulas tenham início em 18 de março de 2013 e finalizem em março de 2015.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons