sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Benefícios do tomate... Saiba mais...






Até bem pouco tempo, essa fruta (sim, fruta!) da família das Solanáceas assumia uma posição bem humilde em termos de propriedades nutricionais e valores funcionais.

Pesquisas científicas revelaram que os poderes e benefícios fitoterápicos do tomate, vão bem além das aparências.

Os tomates são, de longe, a fonte mais rica em Licopeno, um poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e pode proteger contra o câncer, inclusive o de próstata.

O licopeno é um carotenóide que confere a cor vermelha ao tomate e pode ser também encontrado, em menores quantidades, na melancia, na goiaba, no morango, na abóbora e no mamão. Quanto mais intensa for a cor vermelha do tomate, mais rico em antioxidante ele será.

Por ser um carotenóide, o Licopeno é melhor absorvido na presença de gorduras saudáveis. A adição de uma dose moderada de gordura monoinsaturada facilita o transporte, a absorção e a ação do Licopeno no organismo.

Por isso, para tornar sua preparação à base de tomates ainda mais poderosa e saudável, acrescente 1 fio de azeite de oliva.

Cozidos são bem melhores!

Outra característica observada pelos estudos foi que o calor aumenta a biodisponibilidade do licopeno, ou seja, esse fitoquímico é melhor absorvido pelo nosso organismo quando os tomates são cozidos. Sendo assim, capriche nos molhos e sopas de tomate.

É importante mencionar que o processo de industrialização do tomate, para a elaboração de molhos prontos, catchup e outros, não destrói o licopeno, mas... fique de olho nos rótulos e escolha aqueles com menores teores de calorias e sódio.

Além do "superpoderoso" Licopeno, os tomates são também fontes de Vitamina C e de Potássio, mineral importante no controle da pressão arterial, nas contrações musculares, na saúde das artérias e na manutenção dos líquidos celulares.
Em plena forma com Tomates!
Produto
QuantidadeCalorias
Tomate cozido
100g18
Tomate verde (salada)
100g25
Tomate maduro
100g20
Tomate cereja
100g21
Suco de Tomate
200ml48
Tomate seco
1un40
Polpa de tomate
2 colheres de sopa10
Molho de Tomate à Bolonhesa
2 colheres de sopa46

Fonte: http://www.segs.com.br

1 comentários:

Helox8 disse...

Obrigada Luigi Henrique de Paula, pelo seu comentário... É isso que me estimula a continuar postando informações.
Volte sempre e seja um seguidor.

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons