terça-feira, 28 de agosto de 2012

ENSP discute drogas e políticas públicas em seus 58 anos



                                                              A relação comprovada entre o consumo e os agravos sociais que as drogas geram para a saúde e a sociedade caracteriza o tema como um grave problema de saúde pública. O debate sobre o consumo, a elaboração de políticas públicas e o enfrentamento das drogas deve estar ao alcance de toda a sociedade. Por isso, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) escolheu o assunto para a semana de comemorações do seu 58º aniversário, que ocorrerá de 10 a 13 de setembro. Com o tema Drogas, políticas públicas e saúde, o cientista político Luiz Eduardo Soares será o palestrante da conferência de abertura dos 58 anos da ENSP, no dia 10 de setembro, às 9h30, no auditório térreo.

O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, e o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, farão a abertura da semana comemorativa. Após a conferência, haverá o lançamento do livro Tudo ou Nada, de Luiz Eduardo Soares, que revela os bastidores do tráfico internacional de cocaína, das negociações em plena selva colombiana à chegada à Europa, passando pela logística montada para o transporte da droga.

“O uso e abuso de substâncias que alteram a consciência, como o álcool e outras drogas, devem ser objeto de preocupação, pesquisas, ações e políticas públicas no âmbito da saúde. Nunca no âmbito da justiça criminal.” A opinião de Luiz Eduardo Soares ressalta a necessidade de as instituições de pesquisa em saúde promoverem um amplo debate que contemple não somente os aspectos do tratamento desses agravos à saúde, mas também a definição de políticas públicas voltadas para aprevenção e cuidados com os usuários.

Com a disseminação e o avanço do crack na sociedade, essa questão tornou-se ainda mais emergente. Por se tratar de uma droga barata e de fácil acesso, representa grande preocupação, e seu consumo coloca o usuário em uma situação de vulnerabilidade social, além de provocar agravos à sua saúde física e mental. As saídas para o enfrentamento, segundo o cientista político, passam pela mesma responsabilidade e criatividade que o campo da saúde age em relação ao HIV/Aids. “Creio que as instituições de saúde devem agir com o espírito aberto, a compreensão compassiva e generosa, a solidariedade, a responsabilidade e a criatividade com que agiram e têm agido diante da Aids, do consumo de cigarros e nas iniciativas pioneiras voltadas para a redução de danos”, revela Soares.

                       

Assim, com o tema Drogas, políticas públicas e saúde, a ENSP/Fiocruz promove a semana de comemorações do seu 58º aniversário. Clique aqui e confira a programação completa das atividades.

Confira a biografia de Luiz Eduardo Soares

Mestre em Antropologia, doutor em ciência política com pós-doutorado em filosofia política. Foi secretário nacional de segurança pública (2003) e coordenador de segurança, justiça e cidadania do Estado do RJ (1999/março 2000). Colaborou com o governo municipal de Porto Alegre, de março a dezembro de 2001, como consultor responsável pela formulação de uma política municipal de segurança. De 2007 a 2009, foi secretário municipal de valorização da vida e prevenção da violência de Nova Iguaçu(RJ). Em 2000, foi pesquisador visitante do Vera Institute of Justice de Nova York e da Columbia University. Tem vinte livros publicados, entre eles o romance Experimento de Avelar, premiado pela Associação de Críticos Brasileiros em 1996, e Meu Casaco de General, finalista do Prêmio Jabuti em 2000. Foi professor da UNICAMP e do IUPERJ, além de visiting scholar na Harvard University, University of Virginia, Univ. of Pittsburgh e Columbia University. É professor da UERJ, coordena o curso à distância de gestão e políticas em segurança pública, na Universidade Estácio de Sá, e assessora o senador Lindbergh Farias

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons