terça-feira, 21 de agosto de 2012

Chefe, minhas costas doem. E agora?


                                                                                     Por Fernando Augusto Vilela Tavares  
  Antigamente, a administração científica, desenvolvida por Taylor, visava a maximização da produção e a eficiência na realização das tarefas. Os tempos mudaram e os modelos administrativos também. Apesar das vantagens e contribuições que o Taylorismo trouxe para as organizações, alguns fatores eram prejudiciais aos seus funcionários. Antes o homem era visto como um máquina e tinha suas necessidades ignoradas. Com a evolução e criação de novos modelos e métodos administrativos, os funcionários passaram a ser mais valorizados. Hoje, a atenção das empresas se volta para a segurança e saúde do trabalhador. As empresas devem se preocupar e proporcionar um ambiente saudável, mas cabe também aos funcionários utilizar as ferramentas de forma adequada. E ai, como a sua empresa lida com isso? Você utiliza os equipamentos de forma correta?


É comum ouvirmos dos nossos colegas, ou sentirmos na própria pele, a famosa dor na coluna, dor no pescoço. Dias intensos de trabalho, horas e horas sentados na frente de computadores, muito tempo na mesma posição e realizando movimentos repetitivos. São vários fatores contribuindo para uma má postura, e consequentemente, dores e mais dores. A ergonomia é o estudo científico da relação entre o homem e seus ambientes de trabalho. Ela tem como objetivos básicos auxiliar e possibilitar o conforto ao indivíduo e proporcionar a prevenção de acidentes e do aparecimento de patologias específicas para determinado tipo de trabalho. A ergonomia é uma aliada das empresas na hora de proporcionar aos seus funcionários um ambiente de trabalho saudável e agradável.


Tanto em casa como no trabalho, executamos tarefas de modo errado, forçando nosso corpo constantemente. A ergonomia não olha apenas para nossa posição ao sentarmos, ela é muito mais completa, observando o ambiente como um todo. Iluminação, ferramentas adequadas e em posições ideais, mudanças de temperatura, e até ruídos. Todos esses conjuntos de estudos permitem ao trabalhador uma maior produtividade e qualidade de vida. As organizações precisam se adaptar, reavaliar seu layout para torná-lo mais funcional, investir em equipamentos e ferramentas adequadas, e valorizar a saúde e bem estar físico e mental dos seus empregados. São pequenas ações que resolvem grandes problemas.

Viver com qualidade é manter uma boa saúde. Observe seu dia a dia e tenha uma boa postura. Não sobrecarregue seu corpo, faça pausas e alongamentos. Ofereça aos seus funcionários e a você mesmo um ambiente de trabalho ergonômico. Com uma postura adequada, seu rendimento no trabalho aumenta, o cansaço diminui e as dores também. Compartilhe essa ideia. Não existe nada mais importante que a sua saúde, por isso cuide dela.

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