quarta-feira, 11 de julho de 2012

Metrorragia...



                                                                      Por que aparece...
A metrorragia pode ser causada por alterações hormonais, seja do próprio organismo ou provocadas pelo uso incorreto de medicamentos a base de hormônios, como a pílula, por exemplo. Outras causas incluem: lesões cervicais, endometriose, adesões intrauterinas, fibróides uterinos, tumor cervical, vaginal ou uterino e cistos ovarianos. Metrorragia também pode ser provocada por uma gravidez tubária, uso de DIU ou algumas doenças crônicas como diabetes e problemas de coagulação do sangue. 

Diagnóstico
O sangramento pode, ou não, vir acompanhado de cólica. Para diagnosticar a metrorragia, o ginecologista precisa de um histórico médico completo, principalmente detalhes a respeito do ciclo menstrual: qual a frequência das menstruações, se atrasam, se adiantam, se há sintomas (cólicas, por exemplo), se houve alguma alteração recente etc. O médico também deve perguntar sobre os sangramentos, se há cólicas, se é abundante ou fraco, quanto tempo dura e outros detalhes. Após a conversa, ele pode fazer um exame físico e solicitar alguns exames (hemograma e ultrassom, entre eles). Algumas mulheres apresentam pequenos sangramentos entre os períodos menstruais, mas são leves, sem cólicas, não exigem o uso de absorvente e são comuns. Em alguns casos, o sangramento irregular pode ser sinal de menopausa.

Riscos
Além de indicar a presença de algum problema sério de saúde, pode causar anemia grave.

Tratamento
O tratamento da metrorragia depende da causa do problema e pode incluir medicamentos para regular os hormônios, antibióticos para tratar infecções ou outras prescrições para cuidar de algum problema de saúde. Se o sangramento ocorre devido ao DIU, o ginecologista pode querer removê-lo.

Quando procurar o médico
Quando a mulher notar sangramento uterino frequente fora do período menstrual.

Prevenção
Não se conhece forma de se evitar algumas das causas da metrorragia, como endometriose, adesões, fibróides, cistos, tumores e mesmo uma gravidez tubária. Mas é importante, quando em qualquer tratamento de saúde, seguir corretamente as orientações médicas e tomar os medicamentos da forma prescrita. Não pratique a automedicação e procure adotar hábitos de vida saudáveis para evitar o diabetes.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons