quarta-feira, 18 de julho de 2012

De 2008/2010 foram registrados cerca de 61 mil acidentes no setor...




Trabalhadores de frigoríficos pedem melhores condições de trabalho


Serão beneficiados aproximadamente meio milhão de trabalhadores


Com mercado em expansão após fusão da Sadia e da Perdigão (agora BR Foods), trabalhadores do setor frigorífico ainda aguardam a regulamentação das atividades no país. Nestas quinta-feira e sexta-feira, o governo irá dar continuidade à criação da Norma Regulamentadora dos Frigoríficos junto às empresas e aos trabalhadores, a partir das 9h, no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Desta vez, entra em pauta as pausas obrigatórias para descanso, uma das principais reivindicações da categoria, que prevê a redução dos acidentes e doenças de trabalho. Serão beneficiados aproximadamente meio milhão de trabalhadores e a previsão é que a norma entre em vigor até outubro deste ano.


Consciente da realidade vivida nos frigoríficos, Carlúcio Gomes da Rocha representa os trabalhadores na Comissão Tripartite de Trabalho. Após sofrer na pele as consequências das atividades penosas no setor, ele afirma que a possibilidade de descanso irá contribuir para reduzir grande parte dos acidentes de trabalho. De 2008 a 2010, foram registrados mais de 61 mil acidentes no setor, segundo dados da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) fornecidos pelo pesquisador Paulo Rogério Oliveira, coordenador-geral de Politicas de Combate a Acidentes de Trabalho do Ministério da Previdência Social.


"Posso dizer que o que vai resolver a questão dos acidentes nos frigoríficos são as pausas de 10 minutos a cada 50 minutos trabalhados. E isso é o que defendemos e não iremos mudar porque não se trata de um pedido qualquer, mas da afirmação profissional de peritos médicos, além de alguém que viveu por 35 anos essa experiência", afirma Carlúcio, afastado diversas vezes para tratar inflamações nos ombros conhecidas como bursite.





Dificuldades





No entanto, Carlúcio prevê dificuldades na atual negociação, que integra a quinta discussão desde o início da criação da norma, em maio de 2011. Segundo ele, a principal alegação das empresas é a possibilidade de prejuízos no faturamento com a concessão de períodos de descanso. Enquanto continuam expostos as condições insalubres de trabalho, com temperaturas frias e jornadas excessivas, Carlúcio alerta o afastamento de trabalhadores que contraem infecções ou doenças comuns do setor como tendinite e Lesões por Esforço Repetitivo (LER).


"Os empresários estão conscientes de que precisam mudar, mas afirmam que é impossível manter um frigorífico com essas condições, por elevar alguns custos na produção. Este é um setor que exige funções e esforços altamente repetitivos que geram graves problemas de saúde, então, se não for para defender a saúde do trabalhador, não iremos aceitar, pois a saúde do trabalhador não tem preço e quem paga depois é a sociedade, com tanto trabalhador doente afastado pela Previdência", explica.


Para o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA), Artur Bueno, a necessidade da conclusão da NR dos Frigoríficos é urgente, principalmente, para abraçar as novas empresas que podem surgir no mercado após a fusão da Sadia e da Perdigão, que tiveram de abrir mão de algumas marcas há três anos. "Dificultar a viabilização dessa NR é um absurdo e até uma falta de consideração para com os trabalhadores. Pensar em prejuízos no momento não procede, pois se o trabalhador tiver mais saúde para trabalhar, ele vai ter uma vida útil mais longa e, com isto, a empresa vai ter sempre um profissional treinado sem a necessidade de substituição como acontece atualmente com a alta rotatividade no setor", avalia

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons