quarta-feira, 27 de junho de 2012

Atividades na ENSP marcam Dia Nacional do Diabetes


  

                                                              Na sexta-feira, 29 de junho, o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP) promoverá diversas atividades educativas e de prevenção à saúde em alusão ao Dia Nacional do Diabetes, comemorado em 26 de junho. As atividades são abertas ao público e serão realizadas na sala de espera do Centro de Saúde a partir das 9h30. O evento está sendo organizado pelo Grupo de Educação em Promoção de Saúde, que pretende sensibilizar e contribuir com informações aos usuários, estudantes e profissionais. O número de casos de diabetes vem aumentando significativamente entre os moradores de Manguinhos atendidos pelas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Dentre as atividades que serão realizadas na sala de espera estão a ginástica laboral, que dará início às ações realizadas no dia. Em seguida, a pesquisadora do Centro de Saúde e integrante do Núcleo de Comunicação e Saúde em Espaços Coletivos (Naecos/CSEGSF), Inês Reis, falará sobre a rotulagem dos alimentos, destacando a importância de ler e entender os rótulos nas embalagens dos alimentos. Haverá, ainda, uma exposição dialogada sobre o índice glicêmico que será ministrada pela Equipe de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e por estagiários. Por fim, será apresentado um vídeo-debate sobre diabetes. Atividades educativas sobre saúde da boca, com a equipe de Odontologia do Centro de Saúde e atividades educativas sobre o pé diabético, com a equipe de Enfermagem, também serão desenvolvidas paralelamente na sala de espera.

De acordo com a nutricionista do Centro de Saúde Sueli Rosa Gama, a ideia de promover atividades na sala de espera do CS vem se tornando um hábito. Há alguns anos são promovidas atividades sobre diabetes e tuberculose. Em novembro de 2011 o Centro de Saúde promoveu uma caminhada em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes. Este ano, um grande diferencial nas atividades educativas e de prevenção à saúde que serão realizadas nesta sexta-feira (29/6) é a presença da equipe do Programa Cozinha Brasil – Aprendendo Receitas para Diabéticos. Eles pretendem apresentar o aproveitamento integral do alimento como degustação.

Os moradores das comunidades de Manguinhos que mais encontram dificuldade em controlar a alimentação participarão das atividades desenvolvidas pela equipe do Programa Cozinha Brasil. Segundo a médica do CMS Manguinhos, Mellina Vieira Izecksohn, que atua na Estratégia de Saúde da Família na Comunidade Parque Carlos Chagas fazendo um trabalho coletivo com pacientes diabéticos, foram selecionados moradores que participam dos Grupos de Vida Saudável. Os Grupos são encontros com moradores diabéticos que acontecem toda manhã de terça-feira e atendem a população oferecendo tratamento e tirando dúvidas sobre a doença. Geralmente, cerca de 30 pessoas participam dos Grupos e há também os Grupos preferenciais, como o do Pé Diabético. Os encontros contam com uma médica, um técnico de enfermagem, um Agente Comunitário de Saúde (ACS) e um residente. Atualmente, 2.696 pessoas são atendidas pela ESF na comunidade Parque Carlos Chagas, sendo 111 pacientes diabéticos.

Sobre o diabetes:

O diabetes ou diabetes mellitus é uma doença crônica, autoimune, caracterizada pela deficiência da produção de insulina pelo organismo. O problema pode aparecer desde a infância e também na fase adulta. Envolve o metabolismo da glicose no sangue, podendo ser apresentado de várias maneiras.

Os tipos mais conhecidos são os tipos 1 e 2. A falência das células beta no pâncreas caracteriza o primeiro, que acomete com mais frequência crianças e adolescentes. O diabetes tipo 2, cuja carga genética é bem maior, ocorre por resistência à ação da insulina, tendo a obesidade como um dos principais fatores desencadeantes e aparecendo na idade adulta. Hábitos alimentares saudáveis e atividades físicas regulares são cuidados que todos devem assumir no dia a dia para evitar e/ou minimizar essa do

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons