domingo, 13 de maio de 2012

Doenças profissionais preocupam o governo

             Vice-governadora da província do Bengo
Fotografia: Edmundo Eucílio | Caxito


A vice-governadora do Bengo para a área social, Elvira Van-Dúnem, disse em Caxito que as autoridades locais estão preocupadas com as doenças de origem profissional que se registam na província. A vice-governadora, que falava na abertura de um seminário sobre o lema “Promover a segurança e a saúde no trabalho de uma economia verde”, sublinhou que as doenças dos trabalhadores, por lesões de origem profissional, constituem motivo de preocupação.
Elvira Van-Dúnem sublinhou que o lema proposto para este ano sugere uma reflexão profunda, tendo como pressuposto duas questões fundamentais, a promoção da segurança e da saúde do trabalhador e a promoção de uma economia verde.
A responsável aconselhou as empresas a apostarem na melhoria das condições de trabalho e numa criteriosa seleção da tecnologia a utilizar na exploração de inertes, a fim de reduzir o índice de acidentes de trabalho, doenças do cancro e respiratórias.
“As empresas devem também continuar a envidar esforços para a proteção do meio, para garantir um desenvolvimento sustentável, que se deseja para o país”, referiu a vice-governadora do Bengo, para quem a criação de uma economia verde constitui a resposta que atualmente o mundo necessita, face à alarmante degradação ambiental e recessão econômica global.
Temas como o VIH/Sida e suas implicações, género, importância do centro de segurança e saúde no trabalho, no contexto global, foram de igual modo abordados no seminário, em que participaram representantes de empresas, órgão de recursos humanos, parceiro sociais do governo, estudantes, sindicalistas e trabalhadores, numa promoção da direção provincial da Administração Pública, Emprego e Segurança Social.










0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons