segunda-feira, 7 de maio de 2012

Documento final da Rio+20 terá rodada de negociação extra em Nova York


                                                                                     Representantes de governos que negociam o documento final da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) concordaram na sexta-feira (4/5) em acrescentar mais cinco dias de discussões para superar as diferenças e conseguir avançar nas negociações. A próxima rodada será de 29 de maio a 2 de junho, na sede da ONU, em Nova York.

“A atual abordagem de negociação esgotou-se”, disse o secretário-geral da Rio+20, Sha Zukang, acrescentando que se deve agir com urgência.


O documento em negociação, juntamente com os compromissos voluntários por parte de governos, empresas e sociedade civil, destina-se a definir o cenário para que a comunidade global comprometa-se com o desenvolvimento sustentável e concorde com ações concretas ao reunir-se na Rio+20, no Rio de Janeiro, entre 20 e 22 de junho.



Sha apelou para maior vontade política e um acordo entre todas as partes, e sublinhou que o objetivo principal é chegar ao Rio de Janeiro com pelo menos 90% do texto pronto e deixar apenas os pontos mais delicados – cerca de 10% – para serem negociados no Rio. “Podemos ter um documento final que seja orientado para a ação e nos indique o futuro que queremos.”



Ele destacou que o documento atual, apesar de ter sido reduzido em cerca de 100 páginas, ainda tem muitos parágrafos e repetições. Atualmente, o texto de negociação está muito longe do “documento político focado” solicitado pela Assembleia Geral.



Os países têm manifestado sua preocupação com a implementação dos compromissos que terão de assumir, bem como sobre o tema da economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e a pobreza. Alguns países em desenvolvimento também estão preocupados com o conceito de “economia verde”, afirmando que não deve levar ao protecionismo verde ou limitar o crescimento e a erradicação da pobreza.

“Os delegados manifestaram decepção e frustração com a falta de progresso”, disse aos participantes, na sessão de encerramento da última rodada de negociações, o copresidente do Comitê Preparatório, Kim Sook.



Kim também adiantou que haverá uma mudança nos métodos de trabalho quando as negociações forem retomadas, que incluirão trabalhar a partir de um novo texto preparado pelos copresidentes, bem como outras alterações nos procedimentos de negociação.



Mais de 120 Chefes de Estado e de Governo já se inscreveram para participar da Rio+20, e cerca de 50 mil pessoas, incluindo empresários, prefeitos, representantes de organizações não governamentais (ONGs), de entidades de jovens e dos povos indígenas, entre outros, são esperados para participar tanto dos encontros oficiais como dos eventos informais da Conferência.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons