segunda-feira, 21 de maio de 2012

Curso sobre gênero e sexualidade com inscrições abertas até 31/5


                                                                         Estão abertas, até 31 de maio, as inscrições para o curso de especialização Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos, criado pelo Grupo Direitos Humanos e Saúde da ENSP. Desenvolvido no âmbito do programa Pró-Equidade de Gênero da Fiocruz, seu objetivo é dar subsídios aos líderes dos movimentos sociais, políticos e tomadores de decisão na discussão sobre as desigualdades sociais - marcadas pelo viés de gênero e sexualidade e que abrangem recortes de raça e classe social. O curso é gratuito, presencial e as inscrições devem ser feitas na Plataforma Siga Lato Sensu da Fiocruz.



O curso é coordenado pelas pesquisadoras do Dihs/ENSP Vera Lucia Marques da Silva, Rita de Cássia Vasconcelos da Costa e Marise Freitas. São oferecidas 35 vagas aos profissionais das mais diversas áreas de atuação que trabalhem com questões relativas ao tema no seu dia a dia profissional ou de militância política. Segundo a coordenadora Vera Marques, o curso foi concebido a partir de demanda – percebida nos cursos de atualização do Dihs – pelo aprofundamento do tema Direito e Sexualidade, bem como do desejo de dar maior embasamento aos líderes dos movimentos sociais na reivindicação por seus direitos.





“Verificamos que existem quatro cursos de especialização nessa área em instituições públicas de todo o Brasil. E todos são no modelo a distância. Logo, há um espaço grande que precisa ser preenchido na capacitação dos profissionais e lideranças de movimentos. Trata-se de uma tentativa de articulação entre a academia e os movimentos sociais para a produção de teorias a partir do diálogo e da aprendizagem.”





Para a coordenadora do Dihs, Maria Helena Barros, o curso se insere em uma política institucional da Fiocruz e, por meio da parceria com o CES, também dará foco às questões internacionais que envolvem os temas Sexualidade e Gênero. “O curso está inserido na linha de pesquisa Direito, Saúde e Gênero do nosso grupo, e, a todo o momento, pensamos nas formas de democratização da sociedade. Temos a missão de produzir conhecimento, mas sempre vinculado aos movimentos sociais. A parceria com Portugal nos permitirá discutir políticas transnacionais de gênero e sexualidade.”

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons