quarta-feira, 11 de abril de 2012

Inscrições abertas para programas de iniciação científica



                                 Estão abertas, até 20 de abril, as inscrições para seleção e renovação de bolsas dos Programas Institucionais de Iniciação Científica (Pibic) e de Iniciação Tecnológica e Inovação (Pibiti). Os dois programas são coordenados pela Vice-presidência de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (VPPDT) da Fiocruz e incentiva a participação de estudantes de graduação em projetos de pesquisa da instituição, estimulando a vocação científica e contribuindo para a redução do tempo médio de titulação de mestres e doutores. Atualmente, a ENSP possui 37 alunos pelo Pibic e um aluno pelo Pibiti. Desse total, 24 são alunos de instituições públicas e 13 de privadas.

A vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da ENSP, Margareth Portela, considera de grande importância a inserção de graduandos nas pesquisas da Escola através desses programas, pois a ENSP é uma escola de pós-graduação, e é natural que esses alunos de graduação acabem se interessando em ingressar no mestrado da instituição. "Alguns alunos iniciaram a carreira na pesquisa pela iniciação científica, e esse investimento no período da graduação é muito valorizado na comunidade científica", completou Margareth.

O Pibic é dirigido a graduandos de instituições de ensino público ou privado, reconhecida pelo Ministério da Educação, com interesse em atividades científica, tecnológica, profissional, artística e cultural. Já o Pibiti, além de instituições pública e privada, também é aberto a discentes do ensino superior técnico (cursos de educação tecnológica), objetivando a formação e inserção de recursos humanos em atividades de pesquisa para fins de desenvolvimento tecnológico e inovação. Em ambos os programas, o estudante é orientado por pesquisadores qualificados que podem solicitar bolsas por meio de inscrição no site da Vice-Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência.

Entre os vários documentos a serem entregues no ato da inscrição deve estar o resumo do projeto do orientador com no máximo quatro mil caracteres, que deverá conter o título do projeto; data do início; duração (em anos); nome do orientador e do coorientador (se houver); identificação da unidade e palavras-chave. O conteúdo deverá destacar a essência e a caracterização do problema focando os objetivos, o estado atual do conhecimento sobre o problema, a síntese de metodologia e perspectivas do projeto. De acordo com os editais, é importante que o projeto tenha vínculo com as linhas de pesquisa do orientador.




0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons