quinta-feira, 5 de abril de 2012

Dia Mundial da Saúde destaca envelhecimento saudável




'Uma boa saúde para um envelhecimento mais saudável' é o slogan do tema Envelhecimento e saúde, proposto para o Dia Mundial da Saúde de 2012. Com esse alerta, a Organização Mundial da Saúde pretende refletir sobre como bons hábitos ao longo da vida podem permitir que as pessoas idosas continuem a viver uma vida plenamente produtiva. O 7 de abril é comemorado anualmente para assinalar o aniversário da fundação da OMS, além de ser uma oportunidade para desencadear ações coletivas para a proteção da saúde e do bem-estar das populações.

O envelhecimento da população é uma das transformações mais importantes da sociedade, segundo a organização. Portanto, seu alerta se baseia em dados que afirmam que entre os anos 2000 e 2050 a proporção de pessoas com mais de 60 anos de idade na população mundial irá duplicar, passando de 11% para 22%. Além disso, nos próximos cinco anos, e pela primeira vez na história da humanidade, o número de adultos com 65 anos de idade ou mais será maior do que o número de crianças menores de cinco anos.

A preocupação da OMS vai ao encontro das ações desenvolvidas pelo país, que, por meio da implementação da Política Nacional de Saúde do Idoso, busca recuperar, manter e promover a autonomia e a independência dos idosos. A Escola Nacional de Saúde Pública, como unidade da Fiocruz e instituição do Ministério da Saúde, atua fortemente no campo, seja na formação de profissionais em Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa para melhor efetivação da política, seja por meio de projetos, teses de doutorado, dissertações de mestrado, desenvolvimento de novas propostas metodológicas na área das doenças crônicas da área da Epidemiologia do Envelhecimento e auxílio na elaboração de ferramentas para elaboração de políticas públicas voltadas à população (leia as reportagens sobre as ações desenvolvidas pela Escola no campo ‘Saiba mais’).

Principais determinantes para um envelhecimento saudável:

Na mensagem divulgada pela OMS em sua página eletrônica são citados elementos que contribuem para o envelhecimento saudável, como o cultivo de uma boa saúde durante toda a vida e uma boa nutrição, além dos novos desafios do crescimento demográfico e as principais mensagens para o dia 7/4, que afirmam: 'as pessoas idosas são um patrimônio nacional'; 'as pessoas idosas são preciosas para a sociedade e devem se sentir valorizadas'; 'uma boa saúde ao longo da vida permite-nos desfrutar plenamente dos aspectos positivos do envelhecimento'; e 'as sociedades que prestam cuidados à sua população idosa e que se beneficiam da sua participação ativa na vida quotidiana estarão melhor preparadas para fazerem face aos desafios da evolução mundial'.

O informe completo da OMS sobre o Dia Mundial da Saúde 2012 pode ser lido aqui. Leia também as reportagens veiculadas no Informe ENSP sobre as ações da Escola no 'Saiba mais'.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons