segunda-feira, 30 de abril de 2012

Cuidados simples podem garantir a saúde do trabalhador






                                                                          Na semana do Dia do Trabalhado, comemorado em 1º de Maio, especialistas orientam sobre como evitar acidentes e doenças

A data, lembrada pelas conquistas dos trabalhadores ao longo da história, é também importante para conscientizar sobre os acidentes e doenças frequêntes no ambiente de trabalho. Entre elas a surdez, originada pelo tempo de exposição e a intensidade do ruído. "O barulho acima de 85 decibéis, numa jornada de trabalho, já é considerado insalubre e pode causar a perda da audição do trabalhador", destaca o otorrinolaringologista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Herton Coifman.

Os casos de acidentes de trabalho também são preocupantes. Uma queda, mesmo ao nível do solo pode ter sérias consequências. "Elas acontecem quando o trabalhador caminha, muitas vezes apressadamente, no decorrer das suas tarefas diárias", ressalta o Engenheiro de Segurança do HNSG, Helryn Becker.

A desarrumação e desorganização dos espaços de trabalho também favorecem ambientes perigosos. "A maioria dos acidentes envolve tarefas simples, mas que não foram pensadas antes de serem executadas. E qualquer falha poderá gerar um grave acidente", afirma Becker.

Já as profissões que convivem com ruidos, como: metalúrgicos, serralheiros, marceneiros, mecânicos da aviação podem desenvolver à chamada Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR), ou seja, uma lesão irreversível nos cílios da cóclea, o órgão sensorial da audição. "A prevenção ainda é o melhor tratamento. Pois, uma vez cessado o ruído, a perda auditiva se estabiliza. Porém, a reabilitação é feita apenas com aparelhos auditivos", destaca o Dr. Coifman.

Para os ambientes com ruído ocupacional insalubre é necessário o isolamento acústico e equipamento de proteção individual (EPI). "Com estes recursos estabelece um Programa de Conservação Auditiva (PCA), que envolve o monitoramento da saúde do trabalhador e vigilância sobre o ruído ambiental. A obrigatoriedade do uso de EPI também é fundamental", orienta o médico.

A saúde do ouvido do trabalhador deve ser monitorada com exames audiométricos, na admissão, periodicamente e na demissão. "A implantação de um Programa de Conservação Auditiva é um bom negócio para a empresa e para o trabalhador. Para o trabalhador, porque protege sua audição e qualidade de vida e para a empresa, devido as despesas geradas por indenizações judiciais trabalhistas", explica o Dr. Coifman.

Proteja-se do acidentes de trabalho

Entre as principais causas que levam à queda dos trabalhadores, estão:

- Desnivelamento no piso (buracos, lomabadas, etc.

- Desorganização/ desarrumação de objetos (ferramentas de trabalho, cordas, etc.)

- Solo escorregadio (ex.: óleo, gasolina, cera, piso molhado, etc.)

- Solo instável (lamacento, encostas com areia, etc.)

- Obstáculos no solo (raízes de árvores, fios presos e objetos fixos, pedras, etc.)

Algumas medidas de prevenção podem garantir um ambiente de trabalho seguro, como:

- Andar devagar. Não correr ou saltar por cima de obstáculos.

- Prestar, especial atenção, em caminhos alternativos ou desconhecidos. Podem existir buracos ou desníveis perigosos.

- Nos locais de trabalho manter as vias de circulação, e os espaços em geral, arrumados, limpos, livres de obstáculos e em bom estado de conservação.

- Armazenar as ferramentas e utensílios de trabalho em locais próprios.

- Proteger cabos soltos que se encontrem espalhados pelo pavimento através de colocação de calhas.

- Utilizar calçados adequados (com solas antiderrapantes).

- Limpar os locais de trabalho (escadas, vias de circulação, zonas de passagem e máquinas) no final de cada jornada de trabalho.

- Sinalizar adequadamente os obstáculos existentes ou colocados propositadamente na passagem.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons