sexta-feira, 16 de março de 2012

Pé Diabético, saiba mais...

Toda micose nas unhas deve ser tratada.

Em caso de mal perfurante plantar, fazer acompanhamento na Terapia 
Ocupacional





No caso de ferida fazer curativos sempre que necessário , (Toda vez que  o curativo estiver molhado)

O ideal é fazer desbridamento dos tecidos necrosados, mas apenas por profissional  qualificado para tal.

As feridas devem ser medidas semanalmente e nunca esquecer de fazer a evolução  do curativo no prontuário do paciente.


 O pé diabético é uma complicação do Diabetes mellitus e ocorre quando uma área machucada ou infeccionada nos pés desenvolve uma úlcera (ferida). Seu aparecimento pode ocorrer quando a circulação sanguínea é deficiente e os níveis de glicemia são mal controlados. Qualquer ferimento nos pés deve ser tratado rapidamente para evitar complicações que possam levar à amputação do membro afetado.

Prevenção:

Os pés devem ser inspecionados DIARIAMENTE a procura de pequenas feridas, bolhas, áreas avermelhadas, alterações nas unhas, proeminências ósseas e mudanças na forma dos pés. A inspeção deve necessariamente incluir a planta dos pés. Para realizar essa inspeção muitas vezes será necessário utilizar um espelho. Nos casos em que exista problema de visão é importante contar com a ajuda de outra pessoa.


Cuidado especial deve ser tomado na escolha do sapato, que deve ser macio, leve e moldado na forma dos pés de preferência aos que não tem costuras, antes de calçar os sapatos examine seu interior, para certificar-se  que não tem nenhum corpo estranho dentro dele.

Evite andar descalço ou com sandálias e chinelos; na presença de "dormência" nos pés deve ser mantido controle periódico com ortopedista ,Terapeuta Ocupacional e nunca colocar os pés de molho em água quente, porque com a falta de sensibilidade nos pés você pode se queimar sem perceber.



0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons