sexta-feira, 16 de março de 2012

Mais seis polos de combate à dengue são implantados no Rio

Fotos: Heloísa Ximenes



Cidade passa a contar com 30 unidades, sendo 10 com atendimento 24 horas



Para minimizar o avanço da dengue na cidade, a Prefeitura do Rio implantou mais seis polos de combate à doença, que começaram a funcionar nesta sexta-feira, dia 16. Com isso, o número de unidades com a mesma finalidade chega a 30, dez deles funcionando 24 horas por dia, em todas as regiões da cidade. O prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, estiveram no polo de dengue da Policlínica Piquet Carneiro, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no bairro São Francisco Xavier, que foi inaugurado hoje junto a outros cinco locais exclusivos para o atendimento dos casos suspeitos da doença.

- O que a prefeitura faz hoje é aquilo que é sua responsabilidade: chegar ao número de 30 polos de atendimento, além das unidades de saúde, sendo 10 deles com funcionamento 24 horas. Isso é para que ninguém morra por uma doença tão estúpida quanto a dengue. As pessoas têm que ficar atentas e, tendo algum tipo de sintoma, devem se dirigir a esses polos imediatamente – disse Paes, que também fez um alerta à população:

- Precisamos de atenção porque 2/3 das pessoas pegam dengue dentro de casa. Continuamos pedindo a colaboração da população para fazer a prevenção e olhar na sua casa para evitar que se forme o criadouro do mosquito.Além da Policlínica Piquet Carneiro, os novos polos de dengue implantados hoje são no Quartel dos Bombeiros do Méier; Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca; Centro Municipal de Saúde Waldyr Franco, em Bangu; Policlínica Carlos Alberto Nascimento, em Campo Grande; e Clínica da Família Lourenço de Mello, em Paciência.

Entre os novos polos, o da São Francisco Xavier, o do Méier e o do Hospital Municipal Lourenço Jorge vão funcionar 24 horas por dia. Os outros atenderão das 8h às 20h. Três dos 24 que já estavam em funcionamento passam a atender o dia inteiro: o do Centro Municipal de Saúde Professor Massao Goto, em Sulacap; o do Centro Municipal de Saúde Belizário Penna, em Campo Grande; e o da Policlínica Lincoln de Freitas Filho, em Santa Cruz.

O secretário Hans Dohmann explicou como a Prefeitura do Rio vem atuando para combater o mosquito Aedes aegypti e a doença:

- Estamos oferecendo serviços na medida em que a demanda vem aumentando. O período de maior número de casos é, principalmente, nos meses de abril e maio. É quando precisamos ter disponível para a população a estrutura máxima que foi planejada desde agosto do ano passado. Apesar do enorme número de casos na cidade, a gente vem trabalhando certamente com a menor mortalidade da história da dengue no Rio de Janeiro. Estamos nos esforçando para manter essa conquista e chegar no início de junho, quando começa o período de queda do número de casos, com um resultado positivo no sentido de diminuir o número de mortes na cidade.

Fotos: Heloísa Ximenes



Desde novembro de 2011, os polos de hidratação já realizaram 40.577 atendimentos em toda a cidade, sendo 6.711 hidratações venosas e 388 internações. Os locais são exclusivos para casos suspeitos de dengue. Os profissionais de saúde realizam consultas, avaliações, exames, medicação, acompanhamento e hidratação dos pacientes, quando necessário.





Confira a relação dos polos de dengue na cidade:

1) Centro Municipal de Saúde Oswaldo Cruz - Av. Henrique Valadares, 151 – Centro

2) Centro Municipal de Saúde Ernesto Zeferino Tibau - Jr.Av. do Exército, 1 – São Cristóvão

3) Policlínica Piquet Carneiro - 24 horas - Avenida Marechal Rondon, 381 - São Francisco Xavier

4) Centro Municipal de Saúde João Barros Barreto - Rua Tenreiro Aranha, s/nº – Copacabana

5) Clínica da Família Maria do Socorro Silva e Souza - Estrada da Gávea, s/nº – Rocinha

6) Centro Municipal de Saúde Maria Augusta EstrellaRua Visconde de Santa Isabel, 56 – Vila Isabel

7) Policlínica Hélio Pellegrino - Rua do Matoso, 96 – Praça da Bandeira

8) Clínica da Família Dr. Felippe Cardoso - Avenida Nossa Senhora da Penha, 42 – Penha

9) Clínica da Família Assis Valente - Estrada das Canárias com Av. Crispin, Praça s/nº – Galeão

10) Policlínica Rodolpho Rocco - Estrada Adhemar Bebiano, 339 – Del Castilho

11) Clínica da Família Cabo Edney Canazaro de Oliveira - Avenida Marechal Rondon s/nº com Rua Antunes Garcia - Sampaio

12) Clínica da Família Marcos Valadão - Av. Pastor Martin Luther King, 10.976, Acari

13) Policlínica Carmela Dutra - Avenida dos Italianos, 480 – Rocha Miranda

14) Hospital Municipal Lourenço Jorge – 24 horas - Avenida Ayrton Senna, 2000 - Barra da Tijuca

15) Centro Municipal de Saúde Harvey Ribeiro de Souza Filho - Rua Guiomar Novaes, 133 – Recreio dos Bandeirantes

16) Policlínica Newton Bethlem - Rua Barão, 259 – Praça Seca

17) Centro Municipal de Saúde Waldyr Franco - Praça Cecília Pedro, nº 60 – Bangu

18) Policlínica Manoel Guilherme da Silveira Filho - Avenida Ribeiro Dantas, 571 – Bangu

19) Posto de Saúde Professor Masao Goto - 24 horas - Avenida Carlos Pontes, s/nº - Jardim Sulacap

20) Policlínica Carlos Alberto Nascimento - Praça Major Vieira de Melo – Comari

21) Centro Municipal de Saúde Belizário Penna - 24 horas - Rua Franklin, 29 – Campo Grande

22) Clínica da Família Lourenço de Mello - Rua Coronel Tito Porto Carrero, s/nº - Paciência

23) Posto de Saúde Dr.Alvimar de Carvalho - Rua Soldado Eliseu Hipólito, s/nº - Pedra de Guaratiba

24) Policlínica Lincoln de Freitas Filho - 24 horas - Rua Álvaro Alberto, 601 – Santa Cruz

25) Clínica da Família Valéria Gomes Esteves - Rua Vitória Régia, 4 – Sepetiba

26) Hospital Municipal Souza Aguiar - 24 horas - Praça da República, 111 - Centro

27) Hospital Municipal Rocha Maia - 24 horas - Rua General Severiano, 91 - Botafogo

28) Hospital Municipal Paulino Werneck - 24 horas - Estrada da Cacuia, 745 - Ilha do Governador

29) Hospital Municipal Francisco da Silva Telles - 24 horas - Avenida Ubirajara, 25 – Irajá

30) Corpo de Bombeiros do Méier – 24 24 horas – Rua Aristides Caire, 56 – Méier



E ainda tem quem diga que a Prefeitura do Rio não esta fazendo nada...Imaginem então no governo passado que não tínhamos sequer lugar digno para atender a população, nem equipes treinadas, nem número de profissionais suficientes para o mesmo, é verdade que hoje ainda não temos um número suficiente de profissionais para demanda que procura as unidades de saúde com os sintomas da Dengue, mas não por falta de empenho da Prefeitura, mas por falta de médicos que queiram trabalhar em prol  desta causa. 

As fotos mostram o nível dos Polos de Dengue desta gestão, uma pena eu não ter fotografado o Polo do Ex Governo Municipal para que os leitores deste blog comprovem a diferença .


 Se isso não é nada imagina no governo passado que atendíamos os pacientes em locais sem nenhuma estrutura  física, com os mesmos profissionais que já estavam comprometidos com as outras demandas de uma unidade de saúde que não se resume única e exclusivamente em DENGUE.

3 comentários:

Estação OTICS Bangu - AP 5.1 disse...

Parabéns pela informação, a Cidade do Rio de Janeiro, agradece!

Helox8 disse...

Não tem o que agradecer estou fazendo minha parte, uma vez que a Prefeitura vem fazendo a dela como nunca vi nenhuma outra gestão fazer nesses 27 anos de serviço público municipal o que vejo ser feito hoje, é claro que ainda tem muito a ser feito, porque o serviço público estava falido e não é fácil colocar a casa em ordem com tanta desordem encontrada, mas vamos ser justos muito já foi feito e venho vendo essas melhoras diariamente.
Parabéns Prefeitura do Rio pelo excelente trabalho que vem realizando!

prof.Vânia Lucia disse...

A Policlínica Dr. Manoel da Silveira Filho, nunca mais será a mesma, desde que você começou a se dedicar na área de comunicação, é muito gratificante passar por dentro da Policínica e ver as vezes até três gerações juntas lendo sobre os cartazes que você fez com tanta propriedade. Sabemos que nosso trabalho como Servidores é como o do beija flor. Mais faz menos quem nunca tenta. Mais uma vez Parabéns por voar tão alto ,deixando para trás quem não quer enxergar os avanços. Bjs Profª Vânia

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons