sábado, 31 de março de 2012

Fiocruz avalia experiências inovadoras em hospitais do SUS









A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), realiza junto aos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) uma pesquisa voltada para análise dos limites e possibilidades de implementação de mudanças no processo de trabalho em saúde e de melhoria da qualidade de assistência hospitalar.

O objetivo da pesquisa é identificar e avaliar as experiências de organizações e gestão de cuidados voltados para a melhoria da qualidade da assistência nos hospitais públicos e privados, com 100 leitos ou mais, conveniados ao SUS em todo país.

Realizando a pesquisa, torna-se possível estabelecer um banco de experiências brasileiras de organização e gestão da atenção hospitalar pública - de acesso aberto - e a organização de um catálogo com experiências relevantes à inovação e qualificação da gestão do cuidado hospitalar.

Será feito um mapeamento junto aos diretores, responsáveis e gestores de hospitais brasileiros, por meio de um questionário eletrônico padronizado, que será base para a construção do retrato das iniciativas do país.

Todos os hospitais que serão pesquisados já receberam correspondência eletrônica e, também, pelos correios, com ofício da ENSP/Fiocruz, informando o endereço do site, o login e a senha de acesso específico para cada hospital.

Além do inquérito eletrônico, está  prevista a realização de estudos de caso em alguns hospitais cujas iniciativas voltadas para a melhoria da qualidade da atenção venham se mostrar mais relevantes.

A análise conta com recurso próprio da ENSP/Fiocruz, por meio do programa de apoio à pesquisa de inovação em saúde e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que financiam uma bolsa de pesquisador visitante e outra de iniciação científica.

Fonte: agencia.ac.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons